Destaques

Empresa que distribui água no Travessão explica falta de abastecimento em Dois Irmãos

24/09/2020 - 14h37min

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Moradores do bairro Travessão relataram que estão há três dias sem abastecimento de água e, que a mesma não tem previsão exata para voltar. De acordo com Nelson Traves, a informação que recebeu é que um motor teria queimado e, que a empresa, não teria outro para substituir. “Até tenho uma caixa de água de mil litros na minha casa, mas, para três dias é insuficiente”, disse.

Há cada seis meses o Sistema de Abastecimento de Água Dieter (SAAD) do bairro, realiza a limpeza dos reservatórios como medida de higienização e proteção para as mais de 560 residências que são abastecidas pela rede. A última limpeza foi executada na terça-feira, 22 e, para tanto, os moradores do bairro foram avisados com antecedência para pouparem água a fim de que a mesma não viesse a faltar.

De acordo com o sócio da empresa Rogério André Dieter, a bomba foi religada ainda na terça bombeando água a noite toda e, na manhã de quarta, 23, por volta das 10h, ela estragou. “Imediatamente chamamos um técnico para ver o que tinha acontecido, se era um problema menor ou, então, algo mais grave. Foi constatado que de fato a bomba tinha queimado”.

Processo de substituição

Segundo Rogério sempre há uma bomba reserva caso alguma venha a estragar. Mas, o processo de retirada da mesma para colocar uma nova pode durar mais de 10 horas. Rogério explica que uma empresa contratada iniciou a retirada da bomba na manhã dessa quinta-feira e, para isso, é necessário extrair 300 metros de canos – que é a profundidade do poço -, para só então trocar a bomba e, então, novamente é feito todo o processo de colocar a nova e todos os canos.

Ele explica que a previsão de retorno da água é para às 16h dessa quinta. “Mas vale lembrar que volta primeiro na região mais baixa, onde os reservatórios vão se enchendo e, gradativamente, indo para a parte mais alta do bairro, onde poderá retornar entre as 2h e 3h da manhã de sexta”, afirmou.

Instalação de reservatórios

Mais um reservatório está sendo instalado no local, podendo chegar a 250 mil litros.

Rogério pediu a compreensão e apoio dos moradores. “Sempre que uma manutenção é feita avisamos antes. Afinal, isso é realizado pela segurança e saúde de todos. A limpeza dos reservatórios nas casas também precisa ser feita ”. Mesmo assim, afirma que alguns moradores continuam gastando com limpeza de calçadas e carros.

Nesse local onde foi feita a limpeza têm reservatórios para 210 mil litros de água e estão em construção mais reservatórios, podendo chegar a 250 mil litros de reserva através do sistema de distribuição de água. Eles podem comportar até 30 horas de abastecimento sem ligar a bomba.

“Ainda assim pedimos para aqueles que não têm que instalem seus reservatórios, para não faltar água”, afirmou, dizendo que antigamente havia uma orientação para isso caso se comprasse um terreno no bairro.

A empresa tem dois poços, esse de 300 metros de profundidade e outro de 270. Há um terceiro em projeto, cuja área já foi adquirida e instalada a energia elétrica, porém, falta a liberação burocrática.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário