Destaques

Encantos: Plátanos são preservados para manter a beleza e o romantismo na região da Rota Romântica

10/03/2021 - 09h02min

Picada Café/Morro Reuter/Região – Um dos maiores encantos da região está preservado. O plátano é a árvore símbolo da região e as melhorias promovidas pelo DNIT no trecho entre Nova Petrópolis a Porto Alegre mais uma vez mostrou a importância de se preservar a beleza ao longo das BR-116. Desde a semana passada, quando iniciou as melhorias no trecho, muitos motoristas se manifestaram alertando da necessidade de poda dos galhos mais baixos, os que crescem e acabam atingindo veículos de grande porte como caminhões, ônibus e similares.

“DE MOMENTO”
De acordo com a Associação Rota Romântica, a poda dos plátanos está descartada “de momento”. Pelo menos essa foi a informação repassada pelo engenheiro responsável pelas melhorias que estão sendo feitas. Tão logo iniciaram as melhorias, afirma o presidente da Rota Romântica, Cláudio Weber, essa era uma preocupação da entidade. “A gente vinha solicitando essas melhorias há muito tempo. Além de nós, os municípios também faziam pressão para que a limpeza fosse feita. Mas havia a preocupação com os plátanos”, afirmou Weber. A empresa que está executando as melhorias segue trabalhando no trecho entre Picada Café e Morro Reuter. Além da poda das árvores com uma máquina podadeira hidráulica, ocorre ainda o serviço de roçada e limpeza dos valos. Ainda ontem iniciaram em Nova Petrópolis os serviços de retirada de pedras e aprofundamento dos valos, o que facilitará para escoamento da água das chuvas.

Rota completa 25 anos em abril
A Rota Romântica completará 25 anos em abril. Ao longo dos anos foram realizadas inúmeras ações e iniciativas visando o desenvolvimento turístico da região. Os plátanos, destaca Cláudio, foram plantados há cerca de 15 anos com objetivo de trazer um charme a mais a região. “E a árvore, que em alguns pontos forma um túnel verde, é uma das atrações, dando um charme a mais, encantando visitantes”, declarou.

PODA MANUAL
O presidente da associação afirma ainda que a entidade entende da necessidade de haver poda em algumas árvores. Ele defende que o serviço seja feito gradativamente, com o corte do excesso para não tirar o charme da região. “Temos um bom relacionamento com o DNIT. Já agradecemos ao órgão por respeitar a tradição e manter os plátanos intactos. Mas sim, tão logo seja concluída a melhoria que está sendo feita, que está deixando nossa BR-116 mais segura e encantadora, vamos buscar a poda manual das árvores”, afirmou. “E, se possível, vamos pedir para participar dessa decisão de como fazer a poda. O essencial é que as árvores sejam mantidas, dando esse charme a mais a nossa região”, concluiu.

Prefeitos apoiam poda consciente
A manutenção dos plátanos ao longo da BR-116 é uma luta não só da Rota Romântica. Os prefeitos defendem que a árvore símbolo seja mantida. É o que comenta o prefeito de Picada Café. As árvores foram plantadas na primeira gestão de Luciano Klein, em 2006. “Na época já víamos a importância com apoio ao plantio e manutenção. Todas as cidades da Rota Romântica ficam mais atraentes já na rodovia que dá acesso a elas”, declarou. Luciano defende que, caso o DNIT não possa fazer a poda consciente, que repasse esse serviço aos municípios. “O importante é manter os plátanos como uma atração”, declarou. Picada Café possui mais de 24km de trecho da BR-116 e em todo ele há plátanos ao longo da rodovia.

DEMARCAR CAMINHO
Já a prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, destaca que os plátanos representam uma das primeiras ações tomadas para demarcar o caminho da Rota Romântica. “Morro Reuter, de imediato, colocou-a em prática. O fato do município ter investido nesse projeto, tão logo ele fora lançado, dá-lhe o privilégio de, hoje, brindar os usuários da Br 116 com uma belíssima paisagem. Independente da estação do ano, os plátanos enchem nossos olhos, encantam os visitantes e adornam o serpentear da Br”, afirmou. A prefeita, no entanto, afirma que há algo a temer. “A erva de passarinho, que está surgindo para sufocar os plátanos. É preciso olhar com mais carinho para essas, evitando supressões e investindo no plantio de novas mudas, para que continuemos a ser presenteados com sua beleza”, declarou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário