Conecte-se conosco

Destaques

Saiba os reflexos na região da taxação de 57% sobre a energia solar

21/05/2021 - 11h13min

Atualizada em 21/05/2021 - 11h23min

Ivoti – É o sonho de muitos brasileiros em poder gerar a própria energia elétrica através de fontes de energias limpas, ou energias renováveis, que vêm do sol, do vento, biomassa ou biogás, entre outras. Esse é um direito previsto na Constituição Brasileira.
Élio Barcelos, proprietário da empresa Quasars, de Ivoti, diz que está em votação no Senado uma proposta de emendas para baratear os sistemas de geração de energia. “Eu faço parte do Movimento Solar Livre, em defesa dos integradores de energia solar, e respaldo aos interesses sociais e de pesquisa sobre energias renováveis”, destaca.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quer taxar a energia solar, enquanto que existe um movimento junto ao Senado para evitar essa taxação. Segundo Barcelos, é buscado apoio junto às Câmaras de Vereadores e Prefeituras, de forma que elaborem moção de apoio para aprovar o projeto 5829/2019, que trata dos interesses dos integradores.

DESCONTOS DE 95%

Existem pessoas que já investiram em energia solar e que têm o desconto tributário garantido. “Os descontos geram na economia de até 95% do custo de energia. Mas, caso o projeto seja aprovado, ficamos à mercê das regras da Aneel, que regula as regras de geração e distribuição (GD)”, detalha.

DISCUSSÃO

A Aneel quer taxar em 57% a geração de energia solar, o que diminuirá o desconto, não sendo mais vantagem a energia limpa para os consumidores individuais, empresas, e aos empreendedores ligados ao agronegócio.
Além disso, existe a preocupação com o futuro dos gestores e o consequente desemprego nesse setor, e possam haver 275 mil pessoas desempregadas.

PESQUISAS

Barcelos é bacharel em Ciências da Computação e faz mestrado na Feevale no curso de Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, é empresário do setor e apoiador das energias limpas, e o seu foco está nas pesquisas sobre as energias renováveis, de forma independente da injeção do excedente na rede elétrica.
São energias em prol da redução do gás carbônico e que contribuem para reduzir o aquecimento global. Barcelos agradece ao vereador Satoshi e à presidente da Câmara de Ivoti, Marli Gehm, ao prefeito Martin Kalkmann, deputados Lucas Redecker, PSDB,  e Issur Kock, PP, e a todos os demais que apoiam a causa das energias limpas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.