Conecte-se conosco

Destaques

Entenda como Nova Petrópolis pode entrar para o Guiness

07/02/2022 - 17h45min

Linho e Vanessa deram a volta ao mundo com sua Rural 1946 e agora estarão em Nova Petrópolis (Créd.: Arquivo Pessoal)

Está chegando a hora em que Nova Petrópolis pode entrar para o Guinesse Book, o livro dos recordes. Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, acontecerá o 1º Grande Encontro de Rural do município e a estimativa é de que mais de 150 veículos compareçam para exposição ao redor da Praça das Flores e ruas próximas. Isto fará com que este seja o maior encontro deste tipo de veículos já registrado no mundo. Por isso, os organizadores e a secretaria de Turismo estão em contato com representantes do Guiness para que possam vir e oficializar o recorde mundial.

Luiz Prior é quem está organizando e disse estar muito surpreso com o número de inscritos até o momento (157). “Não esperávamos tantas Rurais assim. Inicialmente, pensávamos em 50 inscrições, 30 Rurais já seria algo muito grande no mundo desses carros”, comenta. Os veículos em questão possuem motor à gasolina e seis cilindros. Conforme explica Prior, a Rural foi o primeiro SUV fabricado no mundo e, no Brasil, foi o responsável pela expansão territorial, sendo a primeira SUV 4×4 da família brasileira. “Ela ajudou na construção deste país. Além disso, foi usada na guerra como ambulância, como utilitários de combate nas linhas de frente com formatos de caminhonetes”, acrescenta.

O preço de um recorde

O encontro com maior número de Rurais já registrado, segundo o organizador, aconteceu na Argentina há mais de 15 anos. Na ocasião, 70 veículos se reuniram. No entanto, nunca houve um registro oficial, mas agora, com a estimativa real de mais de uma centena destes veículos, buscou-se o reconhecimento. “Nunca havíamos pensado em recorde, mas quando chegamos em 70 inscritos, me dei conta de que bastava mais um e passávamos a Argentina. Daí surgiu a ideia de contatá-los”, explica.

Porém, registrar o feito no Guiness Book não é barato. Um valor de $ 600,00 é cobrado, o que hoje significa R$ 3.162,00. Prior explica que, num primeiro momento, isto deixou os participantes chateados, mas alguns proprietários de Rural tornaram-se patrocinadores e o valor foi adquiro. “Como não temos um clube ou algo assim, e isso traria inúmeros benefícios para Nova Petrópolis, pedimos ao secretário de Turismo, Rodrigo Santos, que se encarregasse desse assunto”, conta. Santos fez contato Carolina Guanabara, representante do Guiness no Brasil, que pediu mais detalhes sobre o evento. O secretário enviou e agora ainda aguarda uma resposta.

Paixão inexplicável

Prior diz que o amor que os proprietários têm por estas “viaturas”, como eles as chamam, é inexplicável. No ano passado, ele e alguns amigos fizeram um mini-encontro em Nova Petrópolis, reunindo 13 carros. Mas agora, participantes do Brasil inteiro estarão presentes, incluindo os “Caçadores de Sonhos”, dupla formada pelo casal Vanessa Zandoná Sartori e Linho Bergamin. Os dois, a bordo da “Imperfeição”, nome de sua Rural 1946, deram uma volta ao mundo com o carro. Um desafio de 18 meses, 70 países visitados e mais de 100.000 km percorridos.

Casal deu a volta ao mundo com uma Rural 1946 (Créd.: Arquivo Pessoal)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.