Destaques

Entre os prefeitos da região, Bolsonaro e Eduardo Leite vencem, mas a maioria, prefere não abrir o voto

25/10/2018 - 11h52min

Atualizada em 25/10/2018 - 11h53min

De 44 votos consultados, 20 preferiram não abrir o voto

Região – Eduardo Leite (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL), candidato a governador e presidente, respectivamente, são os preferidos dos prefeitos e vices da região. Para saber como votarão as maiores autoridades do Poder Executivo dos municípios dos 11 municípios da área de cobertura do Diário na eleição deste domingo, o Diário foi até as Prefeituras para ouvir prefeitos e vices.
Entre 11 prefeitos e 11 vices, oito deles não abriram o voto para a eleição para governador. Dos demais, oito afirmaram que votarão em Eduarto Leite e seis em José Sartori. Para presidente da República, Jair Bolsonaro teve oito votos, Fernando Haddad teve apenas dois, enquanto que 12 prefeitos e vices preferiram não abrir o voto. Em percentuais, Leite ficou com 36%, Sartori, 27%; enquanto Bolsonaro fez 36%, Haddad, 9%. Em votos válidos, descontado quem não opinou ou não abriu o voto, Eduardo Leite teve, dos votos de prefeitos e vice, 57%, enquanto José Ivo Sartori teve 43%. Já entre os presidenciáveis, contando somente votos válidos, Bolsonaro teve 80% dos votos válidos, Haddad, 20%.

CANDIDATO        VOTOS     %
GOVERNADOR
Eduardo Leite (PSDB) 8        36,36%
José Sartori (MDB)     6        27,28%
Não opinou                8        36,36%

PRESIDENTE
Jair Bolsonaro (PSL)    8        36,36%
Fernando Haddad (PT) 2        9,09%
Não opinou                 12       54,55%

CURIOSIDADES DOS MUNICÍPIOS
– Presidente Lucena e Linha Nova foram os únicos municípios onde prefeito e vice têm as mesmas posições. Em Linha Nova, ambos votarão em Sartori e Bolsonaro. Já em Presidente Lucena, ambos vão de Eduardo Leite para governador e ambos não opinaram para presidente.
– Em Dois Irmãos e Estância Velha, Bolsonaro levará os dois votos da dobrainha prefeita e vice, mas ambos divergem nos nomes para governador.
– Em Ivoti e Nova Petrópolis, prefeitos e vices ficaram em cima do muro. Ambos não quiseram opinar em quem votariam, nem a governador e nem a presidente.

– Em Morro Reuter e Lindolfo Collor, prefeito (a) e vice vão de Eduardo Leite para governador. Mas, para presidente, nem a prefeita do Morro e nem o prefeito de Lindolfo abriram o voto. Já os vices, o do Morro vai de Bolsonaro, o de Lindolfo, de Haddad.
– Em Picada Café, apenas o prefeito opinou, abrindo voto para Sartori e Bolsonaro, enquanto o vice preferiu não se manifestar.
– Em Herval, a prefeita não quis opinar para nenhum cargo, enquanto o vice só votará em Haddad. O mesmo ocorreu em São José do Hortêncio, onde o prefeito vai de Sartori, mas tanto ele como o vice (que não abriu voto para governador), não opinaram nos demais cargos.

PALAVRA DO EDITOR: Respeite quem tiver opinião divergente da sua

Quando nossa equipe de reportagem manteve contato com os prefeitos e vices (assim como foi com os vereadores, em matéria que será publicada amanhã) pudemos perceber uma característica em comum em vários municípios: muitos não quiseram opinar. O motivo não é apenas o fato de um prefeito vir a perder emendas ou verbas lá na frente, porque abriu o voto para o oponente neste momento. Não é só isso!
Segundo muitos, a situação política está tão complicada por conta da “grenalização”, da divisão e dos ânimos exacerbados de alguns, principalmente por conta das redes sociais, que é melhor não tornar público. E não deveria ser assim, as pessoas não deveriam calar por ter medo da reação de outrem, e isso não é bom para nossa Nação!
Desta forma, o Diário reitera o pedido de todas as autoridades, inclusive TRE e TSE, que o eleitorado mantenha o respeito por quem tem opinião divergente da sua. Não sejamos maniqueísta – nem tudo está entre o bem e o mal – e nem sectário, afinal, não podemos ser tão intransigentes, principalmente no momento político atual. Lembremo-nos, sempre: vivemos em democracia e todas as pessoas e todas as opiniões devem ser respeitadas.

*Colaborou: Andrei Santos, Jair Heylmann, Jorge Boruszewki, Melissa Costa, Rodrigo Saldanha, Rogério Savian.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário