Conecte-se conosco

Destaques

Amanda Criscuoli conquista marca da mulher mais jovem a encadenar via “Coquetel de Força”

25/05/2021 - 13h21min

Atualizada em 25/05/2021 - 13h27min

Ivoti/Porto Alegre – A gaúcha Amanda Criscuoli, tornou-se a escaladora mais jovem a encadenar a via “Coquetel de Força” em rocha. Ela ficou cinco dias no camping Behne. Ela é a primeira mulher a encadenar esta via 23 anos depois de ter sido criada. Se chama realizar o First Female Ascent (FFA) da via.

Apenas 14 anos e já carrega várias conquistas

De acordo com o pai da menina, Deivis Tavares, Ivoti foi escolhida por ser onde ela começou a escalar em rocha. Tem algumas vias clássicas e esteticamente muito bonitas, como a Coquetel de Vampiros e esta que é a Coquetel de Força. “É um local próximo da Capital e privado, pois nesta época de pandemia deu maior segurança para ir. Fizemos as atividades com segurança e dentro dos protocolos”, explicou.

Amor

Natural de Porto Alegre, Amanda conta que acompanha os pais, escaladores há mais de 20 anos, desde seus três meses de idade. Começou a escalar e treinar a partir dos seis anos de uma forma mais profissional. Assim tem evoluído tanto na vida pessoal como no esporte. “A escalada sempre esteve em grande parte da minha vida, desde pequena foi tudo que eu mais gostava. Foi natural e de coração”, afirmou.

Para o futuro, a atleta deseja encadenar mais vias e sonha com um 10a na rocha. “Espero quebrar cada vez mais o tabu da escalada feminina. Quero participar de campeonatos mundiais e fazer parte da seleção brasileira”, destacou.

Amanda era bebê e já acompanhava seus pais

Reconhecimento

Com apenas 14 anos de idade, a atleta de escalada esportiva já carrega alguns títulos e destaques. Aos nove anos, encadenou a via “Mousse” numa via de 6º grau. Em 2016, ainda com nove anos, encadenou a via “Não me venha com Guiguiguilis” numa via de 7º grau. Ainda em 2016, aos 10 anos, encadenou a via “Celulite Abdominal” numa via de 8o grau. A marca principal é ser a brasileira mais jovem a encadenar a via “Premonição” numa via de 9º grau.

Além disso, possui diversas conquistas em campeonatos pelo Brasil, estando entre as 10 melhoras atletas no Panamericano de Escalada de 2019 e também na categoria profissional da escalada brasileira. Ela é a mais jovem escaladora a receber o Prêmio Mosquetão de Ouro em 2017 na Categoria Escalada Esportiva. Recebeu também nos anos de 2017 e 2019 o Prêmio Destaque dos Esportes de Montanha na mesma categoria. Em 2017 Em 2017 foi escolhida Ícone Feminino Outdoor pela Revista Go Outside. Foi finalista do coletivo Força Meninas do prêmio “Mude o Mundo Como uma Menina” em 2020 na categoria Determinada.

Conhecendo os termos

Encadenar é executar em sequência ininterrupta todos os movimentos da escalada sem cair ou apoiar-se na corda ou proteções. A via, cada uma com um nome, é uma modalidade de escalada e tem em torno de 20 metros, chegando a 40 metros no máximo. O caminho que deve ser percorrido está marcado nos croquis nas paredes. Em relação aos graus, são os níveis de dificuldade, podendo chegar até 11c no Brasil, mas no mundo existe até 12. Tem as subgraduações, por exemplo, 8º grau, há 8a, 8b, 8c.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.