Destaques

Está aprovado projeto para tentar evitar a invasão de veículos desgovernados na BR

03/08/2020 - 09h25min

Prefeita Carla mostra imagem ilustrativa das novas alterações à VRS (Cred. MELISSA COSTA)

Por Melissa Costa

Morro Reuter – O acidente de trânsito envolvendo dois caminhões na última quinta-feira, dia 30, trouxe novamente ao debate o perigo no entroncamento da VRS-873 com a BR-116. Enquanto alguns moradores pedem alterações na via, outros sugerem a proibição no trânsito de caminhões no trecho, criando outra alternativa pela acesso ao antigo Restaurante Paradouro. A prefeita Carla Chamorro explica que já há um projeto aprovado que fará alterações junto ao entroncamento, na tentativa de evitar que os veículos desgovernados invadam a BR-116, ocasionado acidentes ainda mais graves ou até mesmo tragédias.

A MUDANÇA MAIS VIÁVEL  PARA O MOMENTO

“Estamos preocupados como a situação e desde o final do ano passado, temos batalhato para conseguir pôr em prática o projeto mais viável e que venha a ajudar”, disse a chefe do Executivo, lembrando que após dois acidentes no final do ano passado, os primeiros após a inauguração dos novos acessos, já entrou em contato com o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). Profissionais fizeram um levantamento no local, inclusive com a utilização de drone, e apresentaram um projeto. Com valor previsto de R$ 500 mil, seria feito o alargamento dos dois lados da via, no sentido Santa Maria do Herval/Morro Reuter, com caimento induzindo que veículos desgovernados tombem na descida em direção ao barranco, ao invés de invadir a rodovia e provocar novas colisões.

“Discutimos outras ideias propostas, inclusive pela comunidade, e essa é a mais viável na atual realidade”, disse Carla, citando, por exemplo, a sugestão de construir uma caixa de britas na lateral da estrada para ajudar com que os veículos percam velocidade até chegar na BR. No entanto, devido ao distanciamento, não é viável. “Segundo os técnicos, essa cancha teria que ter no mínimo 200 metros de comprimento, o que não é possível, pois o trecho onde seria necessária a alteração é inferior a essa metragem”.

BUSCA POR RECURSOS

O projeto da nova alteração já foi aprovado pela Secretaria dos Transportes no mês de junho. O próximo passo agora é o custeio do mesmo junto ao Governo do Estado. Carla conta que entrou em contato com o secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior para tentar conseguir ajuda a fim de trazer mais segurança para a via e para a comunidade morro-reutense. “Não estamos medindo esforços, tudo que podemos fazer, estamos indo atrás e buscando alternativas”, reafirma a prefeita. Carla, inclusive, tornou de conhecimento das autoridades estaduais os vídeos com flagrantes dos acidentes. Os mesmos causam espanto e mostram em tempo real a gravidade dos acidentes e a proporção que podem chegar. Em um dos casos no ano passado, um dos caminhões desgovernados invadiu um posto de combustíveis, destruindo dois veículos e parte da loja de conveniência. Por pouco, bombas de gasolina não foram atingidas.

Sair da versão mobile