Destaques
Estância: Apapdev e a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Associação de Estância Velha ativa a busca da inclusão social real e contínua
Por Leila Ermel
EstânciaVelha – Um evento marcante e reflexivo foi realizado em 21 de agosto,, no Pavilhão de Atividades Culturais. A Associação de Pais e Apoiadores das Pessoas com Deficiência (Apapdev) trouxe uma programação especial alusiva à semana nacional, que ocorreu de 21 a 28 de agosto. As grandes atrações foram a apresentação do músico deficiente visual Gabriel Schuck no teclado e voz, e o lançamento do livro “Conquistando o Impossível com meu pé esquerdo”, do escritor Rodrigo Mule, portador de paralisia cerebral.
Uma ação elaborada com carinho e muita significação para a causa da Inclusão Social, uma luta que é travada diariamente pelos pais e pelas pessoas portadoras de deficiência intelectual ou múltipla. Muitos exemplos de vida e questões a refletir envolveram esta ação tão expressiva coordenada pela associação. A presidente Andréia Damaceno, conta com o apoio de vários voluntários no seguimento da associação.
Gabriel Schuck – Aos 29 anos é músico deficiente visual, morador do bairro Rincão, em Novo Hamburgo, sempre gostou de música, já tocava aos 3 anos como autodidata, mas a partir dos 10 intensificou a sua dedicação ao piano. Antes da pandemia tocava em casamentos, festa, aniversários e eventos. Agora voltou a se apresentar neste evento da Apapdev, como uma forma de mostrar que as pessoas podem conquistar o seu espaço ir atrás daquilo de amam fazer. “Tudo é possível, é uma questão de tempo, de em busca do saber fazer”, destacou Gabriel, que emocionou a todos ao tocar várias músicas de diferentes estilos.
Rodrigo Mule – Um vencedor, palestrante e agora escritor, lançou o livro Conquistando o Impossível com Meu Pé Esquerdo. A obra é inspirada na sua vida, toda a trajetória de uma pessoa nascida com paralisia cerebral, as fases, as escolas, a formação universitária e o exemplo que se tornou para a sociedade. Aos 42 anos, leva sua experiência de vida e luta pela valorização das pessoas portadores de deficiência intelectual ou múltipla. Formado em Redes de Computadores, na Ulbra de Canoas, faz de tudo para conquistar a inclusão social em todas as esferas da sociedade. Ele está sempre acompanhado e apoiado por um dos irmãos e pela namorada Fabiane.
“Este livro foi uma ideia das professoras Kélen, Elaine e apoio da Rosane, quando vim fazer uma das minhas palestras em uma escola de Estância Velha. Dai fui me aproximando da Associação, onde elas também são voluntárias, e se hoje este livro está aqui pronto e lançado, devo muito a este incentivo”, agradeceu. O livro tem várias lições e exemplos de como ele passou por situações complicadas, relatos emocionantes, alguns até chocantes. Pessoas interessadas em adquirir a obra podem contatar Rodrigo em suas redes sociais.