Destaques

Estância Velha: alto custo da prevenção e distanciamento são dificuldades para o retorno das aulas

26/08/2020 - 09h12min

Esta cena não se repete desde março (foto arquivo)

Estância Velha – O Governo do Estado discute a possibilidade do retorno das aulas presenciais, na rede Estadual, a partir da segunda quinzena de setembro. A orientação do Governo do Estado, é de que cada município tome a sua decisão, baseado nas suas realidades, e possibilidades.

A prefeita Ivete Grade explica que a decisão da data do retorno, será tomada de forma conjunta com prefeitos dos municípios da região. “Estamos em contato com os prefeitos da AMVARS (Associação dos Municípios do Vale dos Sinos), para tomarmos uma decisão juntos”, explica.

Ivete comenta que o custo para o retorno neste momento seria muito alto para o município. A Prefeitura precisaria garantir toda a prevenção como o uso de máscaras (trocadas a cada duas horas), higienização de toda a escola a cada 3 horas, álcool em gel, tapetes higiênicos em todas as portas, termômetros digitais e tantas outras providências que teriam que ser tomadas. “O risco de disseminação é muito grande, pois não temos como garantir o distanciamento entre os alunos”, diz a prefeita.

PESQUISA ENTRE OS PAIS

A Secretaria da Educação está realizando de forma virtual, uma pesquisa entre os pais dos estudantes, para saber qual o posicionamento da maioria sobre o assunto. A pesquisa envolve toda a rede de ensino municipal. A secretária de Educação, Rosane Dalpiaz diz que “como educadora vou sempre priorizar a vida e respeitar os profissionais da saúde que estão conduzindo o processo.”

Rosane afirma ainda que vai acontecer uma reunião com todas as diretoras das escolas municipais, para que cada uma possa contribuir com sugestões e também abordar dificuldades para o retorno às aulas. O resultado da pesquisa poderá influenciar diretamente na decisão do retorno ou não as aulas presenciais no município. Pelo menos por enquanto, não há previsão de data para o retorno das aulas presenciais em Estância Velha

Sair da versão mobile