Destaques
Estância Velha: Câmara aprova repasse de mais de R$80 mil à Apae
Estância Velha – O Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a efetuar um repasse de verba do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) para a Apae Estância Velha, no valor de R$83.829,20, foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores nesta semana.
A direção da Apae explicou que o repasse, aprovado à instituição, é parte do valor repassado ao Município, pelo Governo Federal, para o enfrentamento à Covid-19.
Conforme informado pela Apae, o projeto encaminhado pela entidade para solicitar a verba foi aprovado, antes de ir ao Legislativo Municipal, pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
Reforma e adaptação
Conforme a assessora da Apae, Edemeia Silva da Rosa, a instituição irá investir o valor do repasse em obras de reforma, principalmente, buscando adaptar a sede da entidade às necessidades geradas pela pandemia.
A diretora, Sinara Poersch do Nascimento, explicou que as salas de aula da Apae têm espaço para atender dentre 15 e 20 alunos. Porém, os protocolos sanitários têm gerado alerta com relação à necessidade de adaptação.
“É por considerarmos a nova realidade que vamos investir em reformas em nossas áreas de convivência, o que irá refletir no aumento de três salas de aula, espaço para atividades de gravação de aulas on-line, e aquisição de EPIs”, descreveu Sinara.
A diretora afirmou que, assim que o Executivo Municipal transferir os recursos, a instituição dará início nas obras. “Esse repasse possibilitará receber os alunos com muito mais segurança em 2021. Não fosse isto, teríamos que reduzir o número de vagas”, acrescentou Sinara.
Atendimento
De acordo com Edemeia, atualmente a escola da Apae atende a 62 alunos, adultos, com alguma deficiência. Concomitantemente, na clínica da instituição, são atendidas 200 crianças e adolescentes, dentre 0 e 17 anos.
Edemeia destacou que na clínica são recebidas demandas relacionadas a estimulação precoce, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia.
Ainda segundo a assessora, a escola da Apae precisou suspender as atividades presenciais, em função da pandemia, mas adaptou o atendimento com o envio de atividades impressas e vídeos.
“Não deixamos de atender nosso público, mas tivemos que organizar algumas adaptações, principalmente, para garantir a segurança e a saúde dos alunos”, destacou Edemeia.