Destaques
Estância Velha: “não farei uma administração burra”, afirma Diego Francisco
Estância Velha – Eleito com 10.624 votos (43,52% dos votos válidos), Diego Francisco falou ao Diário nesta segunda-feira, 16. O estanciense destacou que pretende honrar a cada um dos votos de seus eleitores, mas governar para todos os estancienses, independente de o terem apoiado, ou não. Acompanhe a entrevista a seguir.
O Diário pergunta – Ao que tu associas o resultado, expressivo, que obtiveste nas eleições 2020?
Diego Francisco responde – Acredito que está relacionado à renovação que a comunidade busca. Acompanhei que outros municípios da região também elegeram prefeitos jovens e, em Estância Velha, a Câmara de vereadores foi 100% renovada também. Acredito que representei a renovação que o eleitor estanciense buscou em 2020, por isso tivemos um resultado com mais de 10 mil votos.
O Diário pergunta – O secretariado é sempre um dos motivos de especulação, e pode dizer muito sobre a futura gestão. Quais critérios serão, ou foram predominantes para definir o quadro de secretários da administração Diego Francisco?
Diego Francisco responde – Falamos muito sobre este tema, desde antes da campanha. Serão secretários que tenham conhecimento técnico em suas respectivas áreas. Talvez, alguns sejam pessoas políticas, mas que atendam aos pré-requisitos para assumirem aos cargos, e possam desenvolver um trabalho qualificado para toda a cidade de Estância Velha.
“Vamos governar para solucionar os problemas, promover oportunidades e, juntos, construirmos a Estância Velha que todos nós merecemos”
O Diário pergunta – Durante a campanha, tu foste bastante atacado com respeito à coligação e, eleito, disseste que não existem mais partidos, mas uma só bandeira por Estância Velha. O que o cidadão pode esperar da tua gestão, nesse sentido?
Diego Francisco responde – Respeito muito a todos os partidos, militantes que não ergueram a bandeira do meu partido, e quero dizer que vamos governar para todos. O cidadão pode esperar muito respeito, muito diálogo, muita transparência, porque agora a gente precisa de união para governar Estância Velha. Não será uma tarefa fácil. Independente ter sido eleito, sei que temos muitos problemas, e precisaremos de união para superá-los, e transformá-los em oportunidades.
O Diário pergunta – Muitas incógnitas foram criadas em torno da Educação, devido à pandemia. Como tu pretendes atender a esta demanda, assim que assumires a Prefeitura?
Diego Francisco responde – Nos últimos dias de campanha, algumas pessoas me procuraram para saber se as aulas seriam retomadas, ou não. E, pelo o que tenho informação, a rede privada está pronta. A rede estadual, também acho que o prefeito não pode barrar, caso se tenha condição de retomar as aulas presenciais. E, na rede municipal, hoje eu desconheço a realidade das nossas escolas, se têm EPI, se estão com a manutenção em dia. Nosso primeiro passo será conhecer a realidade das escolas, e sem seguida recepcionar os alunos.
O Diário pergunta – Ainda sobre a Saúde, o que o cidadão estanciense pode esperar da gestão Diego Francisco com relação à administração do Hospital Municipal Getúlio Vargas e, em especial, à maternidade?
Diego Francisco responde – O hospital gasta muito, e oferece cada vez menos serviços. Nós temos um hospital que já está com 80 anos, ou seja, foi projetado para atender a uma comunidade há 80 anos; a cidade cresceu muito, o número de habitantes aumentou e a gente continua com a mesma estrutura física. Então, temos que sentar com a Secretaria Estadual da Saúde, tentar reunião com o Ministério da Saúde, ver se podemos ser referência em determinado atendimento, aumentar especialidades, cirurgias e exames e retomar os partos em Estância Velha. Hoje não é possível, devido ao número de leitos e falta de espaço para o Centro Obstétrico, por exemplo, mas vamos buscar soluções.
“Vamos buscar dialogar com a CDL, com a Vigilância Sanitária do município, garantindo informação, sem fechar o comércio”
O Diário pergunta – Outro segmento bastante afetado pela pandemia é o da economia. Tu pretendes executar alguma ação, nesse sentido, já nos primeiros dias de gestão? E quanto às orientações sanitárias, qual será teu posicionamento?
Diego Francisco responde – No começo da pandemia, era tudo muito novo, não sabíamos como reagir, mas logo em seguida, uns dois meses depois, achei que exagero manter o comércio fechado. Sou contrário a isso. É preciso respeitar as vítimas, ter cuidado com o vírus, mas já tivemos tempo para nos preparar e acredito que o comércio não precisa mais fechar como foi no passado. Vamos buscar dialogar com a CDL, com a Vigilância Sanitária do município, garantindo informação, sem fechar o comércio.
O Diário pergunta – Considerando a renovação que houve na Câmara de Vereadores, inclusive com a maioria dos eleitos jovens, como tu pretendes te relacionar com o Legislativo na tua gestão?
Diego Francisco responde – Não só com o Legislativo, mas com todos os concursados e comunidade de Estância Velha, vamos dialogar com todos. Vamos trabalhar muito com respeito, diálogo e transparência. Sempre deixar claro o que dá para fazer e, se não é possível fazer agora, explicar o porquê. Vamos buscar alternativas para fazer as melhorias que a cidade precisa. Sobre a Câmara em específico, gosto da renovação. Fiquei feliz, pois o PSDB elegeu três vereadores, passando de uma cadeira para três; a coligação elegeu cinco vereadores. Avalio como positiva essa renovação no Legislativo, porque a comunidade vem mostrando que quer algo novo. Do jeito que estava, não estava bom. Pensando nisso, vamos buscar o novo para Estância Velha e promover a mudança que todos esperam.
O Diário pergunta – De modo geral, qual será a principal mudança em Estância Velha, na administração Diego Francisco?
Diego Francisco responde – A principal mudança, acredito que será trazer a comunidade para governar junto com a gente. Criar um conselho que vai ajudar a gente a governar a cidade, principalmente, com transparência, diálogo e respeito.
O Diário pergunta – Há um planejamento para os primeiros seis meses de administração? Qual é?
Diego Francisco responde – Temos um planejamento para os primeiros 100 dias de governo e para os seis meses de governo. Queremos elaborar metas, mas ainda estamos buscando pessoas para compor o grupo de transição de governo e, então, definir essas questões em específico.
Recado para os eleitores
Agradeço a todos os eleitores que confiaram em mim. Foi uma eleição difícil, mas, o fardo se tornava mais leve, cada vez que eu olhava para o lado e via amigos e familiares, meu filho, minha esposa, meu vice, o PSDB e o PTB, que foram para a rua, levantaram nossa bandeira de forma voluntária. Agora, é preciso olhar para a frente. Precisamos de união para, juntos, governarmos o município de Estância Velha. Há quatro anos, eu disse ao Diário que eu não faria uma oposição burra, e agora eu digo que não farei uma administração burra. Vamos governar para solucionar os problemas e promover oportunidades, diminuindo a desigualdade, a burocracia e, juntos, construirmos a Estância Velha que todos nós merecemos.