Conecte-se conosco

Destaques

Estância Velha promove segunda edição do projeto Arboriz(ar)

21/09/2020 - 11h02min

Projeto foi criado com o objetivo de prevenir o desmatamento e os efeitos do aquecimento global, além de embelezar as cidades da região (Crédito - Divulgação)

Estância Velha – Para marcar o Dia Mundial da Árvore, comemorado em 21 de setembro, Estância Velha está promovendo a segunda edição do projeto “Arboriz(ar). Conforme divulgado pela assessoria de imprensa local, a iniciartiva foi criada em 2015, sendo resultado da união de empresas de diversos segmentos, com o objetivo de propagar espécies arbóreas nas cidades da região metropolitana, para combater problemas como aquecimento global e diminuição das áreas verdes.

Nos últimos anos, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Montenegro, Farroupilha, Ivoti e Estância Velha já participaram do projeto, e no total já foram plantadas mais de 900 mudas na região, sempre em vias urbanas. Em Estância Velha, nesta edição, as mudas foram plantadas na Av. Brasil, compondo o passeio central.

Entre as árvores plantadas estão espécies de pequeno porte, como pitangueira, araçá e ipê amarelo, todas indicadas para arborização urbana, levando em conta cuidados com o calçamento e a presença de fiação elétrica. As espécies também foram selecionadas visando a criação de corredores com efeito paisagístico nas ruas.

No plantio, cada muda recebe uma placa que identifica o apoiador do projeto. Esta placa é temporária, sendo retirada após seis meses, e sinaliza a empresa que colaborou com o plantio.

Também pelo período de seis meses, as mudas receberão cuidados de engenheiros agrônomos e biólogos, através de visitas mensais para manutenção e cuidados. Nesse período, cada muda ou placa danificada, é substituída.

De acordo com a assessoria de Estância, esse acompanhamento de um semestre é considerado vital para o desenvolvimento das plantas, pois as mudas apresentam maior sensibilidade aos fatores externos, ainda se ambientando aos novos locais. Após esse período, as árvores estarão prontas para seguir seu desenvolvimento com maior vigor.

Educação

Além do plantio das mudas, o projeto também engloba a distribuição de cartilhas de educação ambiental e palestras sobre a importância das árvores, nas EMEF’s do município, para as crianças das turmas de segundo e terceiro ano.

Nas palestras serão apresentados os impactos benéficos da arborização, tais como atenuação do calor, abrigo para aves e diminuição da poluição do ar. Estas visitas serão realizadas assim que normalizarem as atividades presenciais nas escolas.

Nesta segunda edição, as empresas Acessus Contabilidade, JOMO, Boaonda, Caimi & Liaison, Colorgraf, FEEVALE e Renovare Telecom participam do Arboriz(ar) em Estância.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.