Destaques

Estrebaria Bar voltaria a abrir na próxima sexta-feira em Santa Maria do Herval

31/07/2021 - 18h44min

Nada podia ser feito para controlar as chamas. Tudo foi perdido (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Em poucos minutos um incêndio destruiu a Estrebaria Bar na localidade de Padre Eterno Ilges no início da noite de sexta-feira, 30. Não sobrou nada da estrutura. As chamas iniciaram por volta das 18h; o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos só conseguiu chegar aproximadamente 20h. Nada mais podia ser feito a não ser o rescaldo para evitar que as chamas se alastrassem para as residências vizinhas e a própria vegetação. Só restou uma parte externa do deck de madeira e as cadeiras lá paradas.

Não havia ninguém no local no momento em que o fogo começou. O proprietário Maico Zimmer estava na sua casa, em Gramado. Só foi avisado cerca de 1h30 depois do início do incêndio. Abraçado aos amigos, ele via seu sonho se perdendo entre as labaredas sem poder fazer nada para impedir.

Não há suspeitas de como o fogo possa ter começado, afinal, nada restou para ser avaliado. O teto desabou e somente algumas pedras da fundação se mantiveram em pé. Lá dentro, tudo queimou. Ninguém ficou ferido.

Telhado desabou e tudo foi consumido pelas chamas (FOTO: Cleiton Zimer)

Voltaria a abrir na próxima sexta-feira

O bar estava fechado há mais de um ano por conta da pandemia e voltaria a abrir na próxima sexta-feira, dia 6 de agosto. Tinha passado por diversas readequações, em um espaço sofisticado e com peças históricas, cuja perda é avaliada por sua significância e não apenas valor financeiro.

Maico é design de interiores a muitas peças eram suas, outras, de antiquários. Tinha lustres em cristais e espelhos com mais de 200 anos. “Tudo escolhido a dedo”. O empreendedor investiu R$ 600 mil no local. Tinha no bar peças pessoais do Sílvio Santos e um lustre que pertenceu à Hebe Camargo.

O incêndio foi um baque. Nesse sábado, Maico fechou também a pousada que fica na mesma propriedade (não foi atingida pelo fogo), e assim o fará com toda a fazenda. Agora, seguirá em frente voltando o seu olhar e sua atenção para um projeto de parque na Linha Tapera, em Gramado.

Estrutura ficou destruída (FOTO: Cleiton Zimer)

Buscando o melhor para o Herval

 

Maico comprou a propriedade há alguns anos e avalia que fez o projeto do bar, junto à pousada, para ser algo único na cidade de Santa Maria do Herval. “Respeitando o que acho que eles merecem. O povo só faz coisa simples para as pessoas, mas eu queria proporcionar outras experiências”.

Fazenda Angelin era o nome dado pelo avô de Maico. “Dei o nome do meu avô, mas não imaginava que a personalidade dele se materializa-se na fazenda. Ela sempre foi dura é implacável comigo, assim como ele, mas ambos me ensinaram muito e sou muito feliz por isso”.

No local funcionava uma antiga estrebaria, por isso seu nome, que foi transformada em um bar temático que misturava o country americano e uma pegada faroeste, com móveis antigos, elementos temáticos, cortinas de veludo e detalhes que lembrava a vida local. “Se tem alguém que respeitou a cultura local, foi eu, trouxe o conceito gastropub e pousada luxo-campo para a cidade”.

Os jardins foram feitos com plantas locais, doadas por vizinhos e algumas eram das ruas da cidade.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário