Destaques

Estudante de Ivoti vence concurso nacional de língua alemã

24/06/2021 - 11h25min

Natan Schons venceu concurso nacional de língua alemã (Crédito: Arquivo pessoal)

Ivoti – Durante a semana de língua alemã encerrada no dia 20, o jovem Natan Gabriel Schons se tornou o vencedor do nacional do Jugend debattiert. Com esta vitória, o estudante se classificou para a etapa sulamericana do concurso, em outubro de forma on-line. Aluno do 3º ano da Escola Estadual Mathias Schütz, ele sempre teve apoio da família e, como é apaixonado por línguas estrangeiras, essa aptidão se tornou um incentivo para seguir nos estudos do idioma.

“Participar do concurso foi uma oportunidade muito grande que o instituto oferece aos alunos que tem interesse. Realmente é um evento onde a gente pode aprender muito com outras pessoas, ganhar muito vocabulário e experiência, aprender também sobre novos assuntos. Foi gratificante. Mesmo se não tivesse ganho, já teria sido muito válida a experiência”, afirma.

Foram 32 estudantes que participaram do concurso de debates no idioma alemão. “Quando me inscrevi a expectativa era representar bem a minha escola. Isso, creio que consegui fazer. Mas a intenção real era ampliar vocabulário e ter a experiência de participar de uma competição nacional, conhecer novas pessoas, já que esta era a primeira vez que participei”, destaca Natan.

Futuro – Com a possibilidade de conquistar o primeiro lugar também na sulamericana, e quem sabe participar da grande final da Alemanha, o estudante segue se preparando. A celebração da Semana de Língua Alemã é realizada pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. E para seu futuro ele pensa em viajar e trabalhar por um tempo na Alemanha.

Mensagem – Finalizando a conversa com a reportagem do Diário, conclui com a seguinte fala: “uma frase muito famosa que a Angela Merkel, disse – e que acho que se aplica em tudo que a gente faz – é “Wir schaffen das”, que significa “nós podemos fazer isso””.

O ensino do idioma

Estudante do idioma desde o 8º ano, agora cursa o nível 50, se preparando para a prova final pelo NAI (Núcleo de Aprendizado de Idiomas), do Instituto Ivoti, o jovem se preparou bem para a competição. Além de estudar os três temas propostos, pecuária industrial, obrigatoriedade do voto e regulamentação da doação de órgãos, Natan avaliou cada assunto de dois ângulos diferentes: a favor e contra. Os alunos indicados pelo instituto para disputar este concurso foram Natan Schons e Germano Brill.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário