Conecte-se conosco

Destaques

Estudante de Lindolfo Collor obtém nota máxima na Olimpíada Brasileira de Astronomia

08/06/2021 - 10h21min

Estudante Grasieli Wiedthauger é fã do ministro astronauta Marcos Pontes (Créditos: Arquivo pessoal)

Lindolfo Collor – Com apenas 17 anos, Grasieli Wiedthauger, “gabaritou” a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2021. Ela diz que gosta muito da disciplina de Física e ama a observação dos astros, pois desde a pré-adolescência observava as estrelas. Entre mais de 900 mil inscritos, ela tirou 10 e ganhou a Medalha de Ouro. A jovem estudou da Pré-escola até o 9º ano na Escola Walter Herrmann e atualmente está no 3º ano de Eletrônica na Fundação Liberato. Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistou três menções honrosas entre 2015 e 2018.

Na prova da OBA participaram 115 alunos só da Fundação Liberato. Segundo a estudante, “Essa foi a melhor nota da OBA do país”. “Como eu gosto muito de Física, e tem poucas olimpíadas escolares agora, então resolvi participar, e o Liberato dá um grande incentivo para que seus alunos participem, então fiz a prova on line na sexta-feira, em uma hora, explica a jovem”. Ela se inspira na professora de Física Laura Matte, mas também é fã do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes, conhecido por ser único astronauta e cosmonauta brasileiro.

Segundo ela, sua admiração é porque Pontes é o único astronauta do Brasil. “Ele serve de modelo para todos os que gostam de Astronomia e astronáutica no país”. Também já teve em mãos livros de um dos maiores cientistas dom mundo o Stephen Hawking, que está na fila de suas leituras. Grasieli comenta que desde bem pequena gosta de observar o céu e as estrelas, e sempre perguntava para a sua mãe porque elas não caíam lá de cima. Ela respondia com sinceridade que não sabia ao certo o motivo delas não caírem.

Para Grasieli, o universo serve como uma grande inspiração. “Eu tinha esse costume de olhar as estrelas, aí via a constelação Cruzeiro do Sul. Eu conheci a teoria, então olhava para o céu à noite, para ver o que identificava lá, mas desde os 12 ou 13 anos eu sempre gostei de olhar pro céu, mesmo sem entender o porquê disso”, enfatiza a estudante. De todos os astros que mais gosta são o sol e a lua. “Não importa o que aconteça, eles sempre estão ali”, afirma. Para ela, a teoria dos “buracos negros” ainda é um mistério.

Grasieli é o orgulho dos pais Alcírio e Marlice, que estão radiantes com a conquista (Créditos: Arquivo pessoal)

“Se eu tirasse mais que sete já era lucro”

Filha única de Alcírio Wiedthauger, vereador e atual presidente da Câmara, e da dona de casa Marlice Teresinha, Grasieli é o orgulho da família. Ela descobriu a olimpíada da OBA no início deste ano.
A prova da OBA, composta por 10 perguntas objetivas, poderia ser feita em dois dias, na quinta-feira, 27 de maio, ou na sexta-feira, 28. O tempo era de três horas, mas uma hora foi suficiente para ela responder.

A estudante destaca que agora “está caindo a ficha”, pois é uma grande conquista em nível de país. “Eu disse para a minha mãe, se eu tirar acima de sete é lucro, e ela me falou que ia ser tudo bem, não te preocupa”. Ela fala do orgulho dos pais, e que assim que souberam da notícia foram comemorar em uma hamburgueria. “Essa olimpíada abre portas até para eu cursar uma universidade sem fazer o vestibular”, explica.

Sonho de estudar nos Estados Unidos

O meu sonho é estudar no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, que é um dos mais renomados do mundo na área de Ciências e Tecnologia. “O MIT é voltado para as ciências exatas, e este é um sonho que eu tenho, de estudar lá. Se tu não sonha, não vai chegar onde tu quer, mas tem que correr atrás, e se tu não fizer isso, realmente não consegue alcançar teus objetivos”, observa.

O desejo dela é um dia ter um telescópio, e desde já começa uma nova preparação, pois a nota 10 a classifica para participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que é anual e voltada para alunos do Ensino Médio. A 1ª edição foi em 2007, na Tailândia, e neste ano deve ser em algum país da Europa, mas não está definido. A edição mais recente ocorreu em, 2020 na Hungria.

Prefeito Gaspar Behne também homenageou a jovem (Créditos: Divulgação/PMLC)

Homenagem recebida

Nas suas redes sociais, Grasieli agradeceu a homenagem concedida pelo prefeito Gaspar Behne e pelo vice Gilnei Prass, no gabinete. “Gostaria de agradecer imensamente ao prefeito Gaspar Behne, e ao vice-prefeito, Gilnei Prass, pela homenagem recebida do Município de Lindolfo Collor, referente a minha premiação na Olimpíada Brasileira de Astronomia, medalha de ouro. São estes reconhecimentos que nos fortalecem e dão força para continuarmos buscando conquistar nossos grandes sonhos. Muito obrigada!”, declarou. O prefeito Gaspar respondeu a postagem da jovem: “É uma honra para nós da Administração podermos homenagear uma cidadã Collorense com uma conquista nacional tão importante, Medalha de Ouro, parabéns”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.