Destaques

Ex-candidata à Prefeitura de Nova Petrópolis cita frase nazista em protesto contra Eduardo Leite

10/03/2021 - 19h50min

Atualizada em 10/03/2021 - 19h54min

Doris Neumann / Campo de extermínio (Créd.: Reprodução/Divulgação)

Porto Alegre – Em protesto realizado na tarde desta quarta-feira, 10, em frente ao Palácio Piratini, contra o governador Eduardo Leite, um fato gerou repercussão negativa para Nova Petrópolis.

Ao pedir que o governador libere o comércio para que volte ao trabalho, a ex-candidata a prefeita de Nova Petrópolis, Doris Denise Neumann (Patriota) usou uma frase nazista em sua manifestação. “Arbeit macht frei”, que significa “o trabalho liberta” foi dita pela candidata que ainda antecipou: “os alemães vão entender a frase que eu vou falar”.

A frase ficou conhecida por ser exposta em campos de extermínios nazistas, onde judeus eram forçados a trabalhar em troca da “libertação”, durante a Segunda Guerra Mundial. Entre eles, Auschwitz, onde estima-se que 1,1 milhão de judeus foram mortos.

Entrada de Auschiwitz, com a frase “arbeit macht frei” (Créd.: Divulgação)

O ato gerou revolta de muitas pessoas nas redes sociais, principalmente depois que os internautas identificaram Doris como a ex-candidata à prefeitura de Nova Petrópolis. Moradores se manifestaram dizendo que a postura da Patriota não condiz com a conduta dos descendentes de alemães que vivem no município. Segundo relatos, a frase é proibida até mesmo na Alemanha.

Nas eleições 2020, Doris Neumann fez 1.347 votos, correspondentes a 10,75% dos votos. Ela ficou em quarto e último lugar nas eleições. O Diário tentou contato com ela, mas não obteve resposta.

Veja o vídeo:

Copyright© 2020 - Grupo o Diário