Destaques
Expectativa com a reeleição e de quem irá pela oposição em Morro Reuter
Morro Reuter – Há menos de um ano para a eleição municipal de 2020, os partidos já começam a se preparar para definir chapas à majoritária e também da vereança. Em Morro Reuter, os líderes de partido ainda não confirmam nomes e nem coligações, mas nos bastidores já são apontados alguns caminhos.
A tendência é de que a atual prefeita Carla Chamorro (PTB) e vice-prefeito Airton Bohn (PP) concorram à reeleição. Na eleição passada, a dobradinha foi eleita com mais de 70% dos votos, uma marca histórica no cenário municipal. Carla ressalta que ainda não há definição sobre a ida à reeleição por parte deles. Porém, a única garantia é de que se um for, irão os dois. “O nosso trabalho é em parceria e se formos novamente, serão os dois em comum acordo: Carla e Airton; nossa dupla de trabalho é inseparável. E, se concorrermos, a nossa meta será continuar. Continuar trabalhando pelo crescimento de Morro Reuter. Continuar trabalhando por todos os moradores e todas as localidades”, disse a chefe do Executivo. Carla faz questão de reforçar o apoio de praticamente todos os partidos neste mandato. “Pela primeira vez na cidade, conseguimos R$ 8 milhões através do PTB, PDT, PP, MDB e PT. Infelizmente, somente não conseguimos verba com o Solidariedade. Graças a esses recursos e muito empenho de todos, realizamos importantes obras, que há anos eram reivindicadas pela comunidade, como o novo trevo de acesso na BR e conclusão da Pedro José Kolling”.
“Deixar o povo decidir”
O vereador Wanderlei Behling, o Pitcha (SD – Partido da Solidariedade), não definiu para qual cargo concorrerá em 2020. Na última eleição, seu nome já era cogitado (por ele ou por outros, nos bastidores, para a majoritária. Com base nisso, questionado se irá ao Legislativo ou Executivo, ele manteve o assunto em aberto. “Quanto à pré-candidatura, temos que deixar o povo decidir para qual cargo a comunidade acha melhor; a vontade do povo precisa ser respeitada”, disse ele, acreditando que a próxima eleição deverá ser atípica. “Pelo fato da grande mudança de conceito sobre a política, o eleitor já está bem mais crítico e exigente e isso é muito bom. Morro Reuter com certeza terá dois candidatos (a prefeito); isso já é rotineiro”, destacou. “Hoje tem vários nomes dispostos a trazer uma política mais transparente”, alfinetou.
“Deixei os vereadores bem à vontade
Outra expectativa para 2020 é se o MDB terá candidato de oposição à majoritária. O atual presidente, Harri Becker, não abriu nenhuma informação. Ele apenas disse que está na presidência, mas deixou os vereadores do partido à vontade para articular. “Os vereadores do nosso partido já devem estar se movimentando. Como presidente, deixei eles bem à vontade para seguir o que acham melhor”. O ex-prefeito Adair Bohn também foi procurado e pediu para contatar o presidente do partido. A redação tentou contato com Guido Dilkin, mas não houve retorno, deixando, assim, a entrevista com demais nomes do partido para a próxima rodada de entrevistas.
Nota: esta foi a primeira rodada de entrevistas, por isso, o assunto terá continuidade nos próximos dias, com outros entrevistados, de partidos diferentes.