Destaques

Fala comunidade: cadeirante expõe as dificuldades no lazer em Ivoti

02/02/2022 - 10h14min

As diversas opções culturais do município atraem a comunidade e moradores da Região todos os finais de semana, que aproveitam para curtir os momentos de lazer nos locais públicos, tendo a Praça Concórdia como um dos lugares mais procurados. E é justamente neste local de grande movimentação, que um dos fatores mais importantes para atender a todos está deixando a desejar: a acessibilidade.

Moradora do bairro Bom Pastor, a cadeirante Miriam Beatriz Klostemeyer, 48 anos, esteve recentemente na praça para aproveitar o final de semana e enfrentou algumas dificuldades. Os banheiros, por exemplo, não são adaptados e não foi possível passar com a cadeira de rodas, já que as portas não têm a largura necessária.

Além disso, no interior dos sanitários não são encontradas barras de ferro para que os cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção possam se apoiar. “Pelo menos um banheiro deveria ser adaptado aos deficientes físicos. Quando eu vou nesses locais, não posso nem tomar muito líquido, porque se precisar ir ao banheiro é muito difícil”, relata Miriam.

A cadeirante ainda opina que seria interessante que fossem feitas adaptações nos banheiros, mas não só para os deficientes físicos. “Faço esse pedido não só por mim, mas por todos a comunidade ivotiense. Seria importante um fraldário também. Como uma mãe vai levar o filho na praça, se ela não tem um lugar para trocar”, questiona Miriam.

Questão de prioridade

Uma das situações observadas por Miriam é a variedade de opções de lazer e bem-estar encontradas na Praça Concórdia. Ela afirma que os espaços são importantes, mas pondera que as prioridades deveriam ser outras. “É um projeto bom, mas não tem utilidade para mim. Não sou contra, é ótimo, é uma coisa boa, mas eu acho que primeiramente eles deveriam dar acessibilidade para todos”, afirmou.

Marido de Miriam, Raul Roberto Klostemeyer, 57 anos, é o grande parceiro e está ao lado da esposa. Ele faz outras observações das dificuldades que enfrentaram. “A cadeira dela é de bateria e não tem nenhum lugar em que a gente possa carregar, caso acabe a carga. Além disso, a Praça só tem uma rampa de acesso para cadeira de rodas”, destaca Raul.

Revitalização

Questionada a respeito da situação, a Prefeitura se manifestou através do Departamento de Desporto. Segundo a Pasta, há previsão de revitalização na Praça Concórdia. As obras serão realizadas com recursos referentes à Consulta Popular 2021, que teve o resultado divulgado no fim do ano passado, mas ainda não é possível estipular datas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário