Destaques
FALA COMUNIDADE: “Em busca de qualidade de vida troquei a Capital pelo Birckenthal”
Por Rogério Savian
Morro Reuter – A correria da Capital dos gaúchos pode até ser o sonho de muitas pessoas, é exatamente o contrário disso que o empresário Alexandre Lenhardt buscou há cerca de três anos, quando largou tudo em Porto Alegre para abrir uma tenda no Birckenthal, no km 213 da BR 116. Natural de Porto Alegre, trabalhou por 26 anos em restaurante, mas chegou um momento em que não aguentava mais aquela vida agitada e decidiu mudar. “Larguei tudo e vim para o meio do mato”. Eu já conhecia esse paraíso porque minha prima Márcia Bervian mora aqui e então montei a Tenda da Lavanda junto com o marido dela, o meu sócio Rubens André Weber”.
A Tenda da Lavanda tem se tornado quase uma parada obrigatória para quem sobe ou desce a Serra. Nela os clientes encontram uma diversidade de produtos coloniais como pão, cuca, rosca, linguiça, salame, chimia, mel, banha, vinhos, bolachas, ovos, entre outros. Também tem artesanatos, flores, mudas de lavanda e folhagens. Mas um dos diferencias está nos lanches caseiros feitos na hora. “O pessoal vem bastante para tomar um café, suco e aproveita a sombra na beira da rodovia para descansar. Com isso sempre acaba levando outros produtos da colônia”. O público é bastante diversificado. No verão é muita gente de fora, como Nordeste do Brasil. Esse ano está menor em função da pandemia. Também cruza muita gente de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Sapucaia, Ivoti e região. A tenda funciona de quarta a segunda-feira.
Valorizar o que é local
Alexandre conta que uma das propostas da Tenda da Lavanda é valorizar o que é produzido em Morro Reuter e também incentivar a economia local. Por isso, ele compra produtos feitos por famílias do município para vender em sua loja. “Tem vizinho que traz linguiça, outro traz chimia, ovos e queijos. É importante valorizar o que é daqui”. Ele ressalta que está ampliando a estrutura para melhor atender os turistas e ampliar a variedade de lanches. “Como sou cozinheiro, faço bastante sanduíche colonial com pão de milho, linguiça, queijo da colônia, alface, tomate e molho de maionese. Tudo caseiro”.
“É muito bom investir em Morro Reuter. Não troco isso aqui por nada. Essa qualidade de vida que encontrei é incomparável com qualquer outro lugar”. Alexandre conta que aos finais de semana sempre está com a casa cheia porque os amigos de Porto Alegre aproveitam para visitá-lo e desfrutar das belezas naturais da região. “Todos são bem-vindos à Tenda da Lavanda. Se quiserem tomar um suco, comer um sanduíche colonial. Nada de industrializado”, finaliza.