Destaques

FALA COMUNIDADE: Em São José do Herval, um cavalo dificulta o acesso ao cemitério

01/03/2020 - 11h22min

Atualizada em 01/03/2020 - 11h27min

Cavalo assusta alguns dos frequentadores do cemitério. (foto: Divulgação)

Morro Reuter – Pessoas que tem familiares e amigos sepultados no Cemitério de São José do Herval procuraram o Diário para relatar uma situação que tem incomodado bastante eles. A principal queixa é em relação a um cavalo que fica no potreiro que dá acesso ao cemitério. “Sempre tinha esterco de cavalo, ovelha ou de vacas. Agora que não tem mais ovelha lá, mas tem um cavalo”. A senhora relatou que em apenas uma semana não conseguiu acessar o local por cinco vezes porque o cavalo estava lá e ela ficou com medo que ele a atacasse.

Primeira Divisão de Morro Reuter inicia com 32 gols

“A terra do cemitério é doada, mas tem uma propriedade privada na frente.  Só que se foi doada a parte do cemitério, tem que ter uma parte por onde as pessoas possam passar para acessar o cemitério. E o dono ali na frente acha que não precisa dar espaço para as pessoas passarem. A gente até já tentou ir atrás para fazer uma cerca ali, mas não deu. Quando ele soube que estávamos fazendo melhorias no cemitério, colocou uma placa que é proibida a entrada de veículos, permitindo apenas o acesso do carro da funerária ao local. Fez isso para que a gente não conseguisse levar materiais para fazer uma calçada lá. Não sabemos de quem é este cavalo e nem se a pessoa que coloca ele lá está autorizada ou não. Durante a semana ele fica lá e aos finais de semana não. Não se sabe se o cavalo é manso ou não. Acredito que se você dá um terreno para a construção do cemitério, tem que dar um acesso para as pessoas. O problema é que não tem uma entrada direta até o cemitério. Então, que faça um cercado para o cavalo ficar na parte debaixo”. A frequentadora do cemitério também destacou que sempre tem esterco de cavalo no acesso, o que fica muito desconfortável, principalmente quando ocorrem sepultamentos e as pessoas precisam limpar o local para não pisar nas fezes.

Comunidade une forças para investir em segurança pública

Invasão de animais

Há alguns anos já foram registradas outras situações envolvendo animais neste mesmo cemitério. Uma delas foi quando bovinos invadiram a área do cemitério e acabaram danificando algumas sepulturas. Na época também gerou uma situação de desconforto entre as pessoas que possuem familiares sepultados no cemitério.

 

 

Sair da versão mobile