Destaques
Falta de matéria-prima atrasa fornecimento de medicamentos em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval –
Diante dos questionamentos da comunidade e dos vereadores, a secretária da Saúde Adelaide Acker foi até a sessão do Legislativo no dia 29 para explicar a situação, destacando que realmente há falta de alguns medicamentos e que os mesmos estão em atraso nesse momento devido à falta de matéria-prima nos fornecedores e mudança de preços.
“Tivemos falta de medicamentos e, alguns, ainda estão”, informou, destacando que diante da pandemia vários setores tiveram escassez, assim como o farmacêutico que está tendo que lhe dar com a falta de matéria-prima. “Desde o início da pandemia os medicamentos estão sofrendo reajustes elevados que não estavam previstos quando foi feita a licitação no início do ano”.
Ela comentou que com o aumento dos valores diversos fornecedores pediram reajustes e, que do contrário, não teriam como entregar a medicação. Depois que isso foi alinhado, passou a faltar matéria-prima e alguns fornecedores não tiveram mais como fornecer e, diante disso, foi feito um novo tramite de licitação que também leva tempo, atrasando o fornecimento.
Segundo a secretária todos os medicamentos em falta já estão com os empenhos autorizados na prefeitura. “O farmacêutico e auxiliar da farmácia estão em constante contato com as empresas”, disse, mencionando que um dos fornecedores – que também é fabricante – está alertando para nova falta de matéria-prima.
No momento ainda estão em falta o Ácido Acetilsalicílico 100mg, Amitriptilina 25mg, Levotiroxina 25mcg e Levitiroxina de 100mcg.