Conecte-se conosco

Destaques

#AntiNazismo: Federação Israelita do RS emite nota de repúdio contra Doris Neumann

10/03/2021 - 19h49min

Atualizada em 11/03/2021 - 15h10min

Porto Alegre – A Federação Israelita do Rio Grande do Sul, que representa a comunidade judaica do Estado, emitiu uma nota de repúdio sobre o vídeo em que a ex-candidata à Prefeitura de Nova Petrópolis, Doris Denise Neumann (Patriota) cita a frase “Arbeit macht frei”. “O trabalho liberta”, traduzindo para o português, era exposta em campos de extermínios nazistas, na Segunda Guerra Mundial.

A Federação disse repudiar o ato “vil da Sra. Doris Denise Neumann, ex-candidata à Prefeita na cidade de Nova Petrópolis. No trecho seguinte, a nota cita que é amplamente conhecida a relação da frase “o trabalho liberta” com o Holocausto e Auschwitz.

Ex-candidata à Prefeitura de Nova Petrópolis cita frase nazista em protesto contra Eduardo Leite

Doris Neumann / Campo de extermínio (Créd.: Reprodução/DIvulgação)

“É lamentável ver, mais uma vez, manifestações perniciosas que vulgarizam e banalizam a memória do Holocausto e dos sobreviventes e ofendem o povo alemão, em um momento já tão difícil do nosso país e do mundo. Entoar a frase, como chamada de ordem, em pleno centro de Porto Alegre, é gravíssimo e inaceitável em pleno 2021.

A pandemia de COVID 19 é apenas um exemplo de quanto os seres humanos são iguais e, por isso, responsáveis uns pelos outros. Respeitemos a vida, a história e a memória”, comunicou o Presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Sebastian Watenberg. Leia a nota completa.

Veja o vídeo:

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.