Conecte-se conosco

Destaques

Feira do produtor aproxima agricultores e consumidores em Morro Reuter

28/02/2021 - 15h16min

Morro Reuter – Um elo direto entre o agricultor e consumidor é proporcionado por meio do Feira do Produtor do município. Com todos os cuidados sanitários necessários para o período, o público em geral pode adquirir uma série de produtos coloniais, frutas, verduras, junto ao próprio produtor rural.

Em todas as quartas e sábados, oito feirantes fazem a venda dos alimentos em um pavilhão ao lado da Emater, localizado na Rua Anita Garibaldi, 250. É disponibilizado álcool em gel no acesso e um controle no número de clientes, a fim de evitar aglomerações, é realizado na entrada do local. O uso de máscara, a exemplo dos demais locais, é obrigatório.

Quem realiza suas compras na feira não costuma se arrepender. “Eu venho comprar semanalmente. Aqui encontramos diversas variedades de produtos, com muita qualidade e com preços bons. E ainda sabemos a origem. Venham visitar por que vale a pena”, afirma a moradora do Centro de Morro Reuter, Mirian Bier.

O horário da feira aos sábados, é das 7 às 11h 30, e quartas-feiras, das 14 às 18h 30. Os produtores contam com o apoio da Prefeitura, Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos e Morro Reuter. Embora a iniciativa seja enquadrada como venda de alimento, o comitê municipal de crise pretende discutir ao longo da semana a manutenção ou não das próximas feiras em virtude do agravamento da pandemia.

Conheça os feirantes

O casal Egon e Neli Blume, de Fazenda Padre Eterno, produz produtos, como couve-flor, rabanete, rúcula, tomate, entre outros. “Tudo aqui nós mesmo produzimos. Só não os ovos. As galinhas é que dão eles para nós”, brinca ele.

José Irineu Blume, também é de Fazenda Padre Eterno, e vende feijão preto, batata e linguiça e carne defumada. “Não sobra nada, tudo o que a gente planta é vendido. Só não tenho folhosas agora por que o sol estava muito quente e não plantei”.

O produtor rural Alfredo Lehnen (centro) ao lado da esposa e do irmão gerencia a venda dos produtos. Eles vivem da agricultura familiar e comemoram o fato da feira do produtor evitar a intervenção dos intermediários.

Maria Hoffmmann, do Walachai, afirma que a venda na feira representa 80% de sua renda. Ela conta com o marido, o sogro e a sogra que ajudam na produção de pães, bolos, bolachas e doce de leite. “Integrais e sem glúten e lactose possuem muita procura”, disse.

A produtora Helga Wingert, do Walachai, vende uma diversidade de produtos. São conservas, feijão, chás e também bebidas, como sucos, a antiga cerveja preta e a spritzbier. Ela explica que possui o refrigerante natural na forma tradicional e também com outros sabores, como hortelã e lavanda.

Natural de Linha Cristo Rei, o produtor Heitor Schneider, afirma que já participa da feira há uns quatro anos e meio. “Comecei a participar depois que meu pai faleceu, para dar sequência ao trabalho dele”, disse. Ele vende verduras, beterrabas, milho verde, mel e ovos.

“Já fazem uns cinco anos que participamos”, afirmam os produtores Nilson e Márcia Wasen, de Fazenda Padre Eterno. Eles comercializam schmiers, pães e outras delicias produzidas por eles na propriedade.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.