Conecte-se conosco

Destaques

Feira dos Produtores de Estância Velha cresceu durante a pandemia

08/10/2020 - 09h54min

Dona Ledi é cliente da feira há quase dez anos, ela conta que é fã dos ovos caipira (Crédito - Jéssica Ramos)

Estância Velha – Enquanto muitos empreendedores lamentam os prejuízos causados pela pandemia, os agricultores da Feira dos Produtores Rurais de Estância Velha comemoram resultados positivos, obtidos no mesmo período do ano.

A presidente da Associação dos Produtores Rurais local, Rosângela Cristina de Oliveira, e o presidente da Feira, Walter Goedtel, contam que, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o público do evento, não só cresceu, como também foi fidelizado.

O segredo do resultado? Segundo Rosângela e Goedtel está associado a um conjunto de ações e características do evento, que vai desde a variedade dos produtos comercializados na feira, ao atendimento e caráter dos feirantes locais.

“Um dos principais diferenciais é a qualidade dos produtos. As frutas, verduras e legumes vêm direto do produtor para a banca da feira. É tudo fresquinho e muito saboroso”, explicou Rosângela, que também é feirante.

Goedtel assinou embaixo do que Rosângela falou, e destacou que a Feira do Produtor de Estância, que tem 22 anos de história, hoje colhe os frutos de muito trabalho e suor.

“Sou presidente esse tempo todo. E nem sempre tivemos sucesso. Houve dias de muita luta, e conquistamos nosso público, não apenas pelo produto que oferecemos, mas por mostrarmos nosso caráter e honestidade”, afirmou Goedtel.

Segundo o estanciense, o período de pandemia serviu para mostrar aos próprios agricultores o valor que a Feira do Produtor adquiriu na cidade. E o resultado é muito gratificante.

Adequações

Goedtel explicou que no início da pandemia a Feira chegou a ser suspensa por três dias. Mas ele mesmo pleiteou a manutenção do evento, junto à administração local e conseguiu garantir que as atividades fossem retomadas, mediante a algumas adequações.

“Adotamos o uso obrigatório de máscaras de proteção individual, álcool gel, reforço na higienização de todo o ambiente da feira e todas as medidas de distanciamento. Graças a Deus, deu tudo certo”, descreveu.

Goedtel e Rosângela destacaram que a manutenção do evento representou um ganho para toda a população. “Nós garantimos parte da nossa renda familiar aqui, e nossos clientes garantem uma alimentação diferenciada, a preço justo. A feira faz diferença na qualidade de vida dos estancienses”, explicou Rosângela.

A presidente da Associação dos Produtores Rurais também contou que, além de seguir às orientações da Saúde, os feirantes também buscaram promover a segurança e o conforto aos clientes.

“Eu, por exemplo, passei a receber encomendas via whats e oferecer a opção da tele- entrega também. Outros feirantes também aderiram ao uso da tecnologia. Assim, fidelizamos nosso público antigo e conquistamos novos clientes também, via indicação. Foi uma experiência muito gratificante”, relatou Rosângela.

Gratidão também é o que disseram sentir dona Ereni Marina Flores Teixeira e dona Ledi Guilland, ambas clientes da Feira dos Produtores há quase 10 anos. As estanciense contaram que a Feira não deixa nada a desejar. É tudo fresquinho e o atendimento é sempre de muito respeito e afetuosidade.

Dona Ledi disse que garante as encomendas já pelo whats, e leva compras para a abastecer também as casas das duas filhas e da nora. “Os ovos caipira são um sucesso na nossa família”, contou ela.

Calendário

A Feira dos Produtores Rurais acontece todos os sábados, das 7h às 11h, e quartas-feiras, das 14h às 18h, na rua Balduíno Weber (sem número). Segundo Rosângela, aos sábados a variedade de produtos é maior, com a participação de oito feirantes, em função da própria demanda local.

Lá, é possível adquirir frutas, verduras, legumes, pães, cucas, bolachas, embutidos, iogurtes, queijos, conservas, mel, flores e mudas de temperos. Os feirantes procuram manter os preços de costume.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.