Destaques
FEPAM e Meio Ambiente de Ivoti trabalham para conter vazamento de acidente
Ivoti – Agentes da FEPAM/RS em parceria com servidores da secretaria do Meio Ambiente municipal trabalham às margens da Rua Tuiuti, local onde ocorreu um acidente envolvendo um caminhão na manhã desta segunda-feira, 2, para conter o vazamento de INH20, líquido utilizado para fazer solas de sapatos.
O produto atingiu um córrego que desemboca no Arroio Feitoria, o que gerou grande preocupação do órgão estadual quanto a uma possível contaminação do leito.
De acordo com os trabalhadores que executam o serviço no local, o vazamento já foi estancado e estão sendo instaladas ao longo do córrego barreiras de contenção para impedir a propagação do líquido. Ainda não se sabe a quantidade de material vazado.
A FEPAM/RS contatou a empresa responsável pelo caminhão para saber quantos litros do produto estava sendo transportado, para desta forma ser possível fazer um cálculo do volume despejado, de acordo com o que sobrou do óleo no interior do tanque.
Ainda de acordo com informações preliminares do órgão, não se trata de um líquido inflamável ou nocivo para o meio ambiente, descartando a possibilidade de impacto ambiental na área. O líquido lembra óleo de cozinha e a maior parte ficou retida na mata ciliar do córrego, reduzindo as chances de propagação do produto, que estava sendo transportado para uma cooperativa de Picada Café.
O acidente
Por volta das 9 horas desta segunda-feira, o motorista de 50 anos, natural de São Paulo, perdeu os freios na descida da Rua Tuiuti e avançou contra o guard-rail, o destruindo. Em seguida, caiu em um barranco, ao lado de um galpão. A cabine ficou retorcida, e o líquido vazou de um compartimento do tanque diretamente em um córrego, que desemboca no Rio Feitoria. O motorista ficou ferido no acidente e foi encaminhado ao Hospital São José, em Ivoti. O caminhão-tanque será retirado por partes, procedimento que será realizado nesta terça-feira, 3.