Destaques

Feridos graves e mortes em mês de violência no trânsito

08/08/2019 - 15h23min

Atualizada em 09/08/2019 - 10h14min

Dois Irmãos/Morro/Herval – O resgate em acidentes de trânsito é uma verdadeira luta contra o tempo para salvar vidas. É uma mistura de técnica, equilíbrio emocional e vocação. Por diversas vezes, no último mês, bombeiros e Samu enfrentaram situações difíceis para socorrer vítimas de acidentes. Em apenas 30 dias, ocorreram pelo menos oito colisões com pessoas presas em ferragens ou com lesões graves, com risco de morte. Nestas ocorrências, infelizmente, duas pessoas morreram. Mas oito delas, contaram com o socorro imediato e hoje se recuperam, algumas em hospitais ainda e outras já em casa.

Os últimos 30 dias foram violentos no trânsito em Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Somente em um final de semana, no intervalo de 22 horas, foram quatro acidentes gravíssimos. O mais impactante e com um desfecho quase inacreditável, foi a colisão de um caminhão em uma árvore de Plátanos na BR-116, na altura do bairro Moinho Velho, em Dois Irmãos, no dia 7 de julho. O motorista ficou preso nas ferragens pelas pernas e lado esquerdo do corpo. Por longas duas horas, bombeiros e socorristas do Samu trabalharam incansavelmente para retirá-lo do veículo. Quem passava pelo local ou presenciou o resgate, era quase impossível acreditar que a vítima sairia ilesa. Outra colisão que exigiu empenho das equipes ocorreu no último sábado, dia 3, quando três vítimas ficaram gravemente feridas em uma colisão frontal na BR-116, em Morro Reuter. Felizmente, as três estão vivas, se recuperando de lesões graves em hospitais da região. Não é comum tantos acidentes com gravidade em tão poucas semanas e os números pedem mais cuidado e atenção nas estradas.

ACIDENTES GRAVES NOS ÚLTIMOS 30 DIAS 

6 de julho – Um motorista morreu após colisão frontal na BR-116, em Morro Reuter. Cleto Lenz, 32 anos, dirigia um Uno de Dois Irmãos que colidiu em uma Sportage de Ivoti. Ele morreu no local e do outro veículo, duas pessoas foram socorridas com escoriações leves. O acidente ocorreu por volta das 22h e a pista no km 216 ficou interrompida por cerca de três horas.

7 de julho – Um rapaz de 21 anos escapou milagrosamente após colidir o caminhão em uma árvore de Plátanos na BR-116, na altura do bairro Moinho Velho. O acidente ocorreu às 7 horas e os Bombeiros e Samu trabalharam por cerca de duas horas para retirá-lo das ferragens. Paulo César Moura Prates escapou sem nenhum ferimento grave. Após ser atendido no Postão 24h, saiu caminhando da unidade de saúde ao meio-dia.

7 de julho – Dois jovens ficaram gravemente feridos ao colidirem em grade e muretas de uma residência da VRS-873 em Santa Maria do Herval. O motorista do Onix, Henrique Alves, 25 anos, de Esteio, e o caroneiro Josterdan Michel Wermeier, 25, de Ivoti, foram atendidos no Ambulatório Municipal e, posteriormente, transferidos para outros hospitais com mais recursos para vítimas de traumas. O caso mais delicado foi de Joster, que já deixou a UTI e se recupera no quarto do hospital.

7 de julho – Por volta das 20 horas, um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente na BR-116, junto da entrada do bairro São Miguel. Ele saiu do bairro e ingressou na BR, sendo atingido por um veículo. No impacto, Valmor Arnold, 44 anos, sofreu fratura exposta em um dos pés. Ele foi transferido para o HPS de Canoas.

12 de julho – No início da noite, a idosa Maria Amalia Cruz de Vargas, 66 anos, morreu após ser atropelada pelo motorista Jaime de Oliveira, 33. O acidente ocorreu na rua Goiás. Maria Amalia chegou a ser socorrida, mas não resistiu à gravidade das lesões e morreu ainda no Postão 24h.

20 de julho – Um motociclista ficou gravemente ferido em acidente na BR-116, na altura do bairro Travessão. A colisão envolveu a moto, de Estância Velha, e um Toyota, de Ivoti. O empresário, que reside em Estância, sofreu fratura na coluna e foi transferido para a UTI do Hospital Regina, em Novo Hamburgo.

1º de agosto – Um motorista ficou preso nas ferragens após grave acidente na BR-116, próximo da divisa entre Dois Irmãos e Morro Reuter. A colisão envolveu um Uno de Porto Alegre e um Corsa de Dois Irmãos. No Uno, o motorista foi resgatado pelos Bombeiros e Samu e encaminhado para exames, mas não chegou a sofrer lesões graves. Uma mulher e uma criança, que estavam na carona, felizmente, não se feriram.

3 de agosto – Três pessoas ficaram gravemente feridas em uma colisão frontal na BR-116, na altura do Belvedere, em Morro Reuter. O acidente envolveu um Polo de Dois Irmãos e um Peugeot de Ivoti. O motorista do Polo, Fábio Birk, de Dois Irmãos, sofreu fraturas no rosto e iniciou a semana internado na UTI do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. Ele já apresenta melhoras. Os ocupantes do Peugeot, Solange Maria Karkow e Antônio Eduardo dos Santos, também foram transferidos para hospitais da região. Solange passou por cirurgia e se recupera no HPS de Canoas. Antônio foi transferido para outro hospital de Porto Alegre e também iniciou a semana na UTI, mas sem risco de morte.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário