Conecte-se conosco

Destaques

Fiéis participam da celebração de Paixão de Cristo em Santa Maria do Herval

02/04/2021 - 10h51min

(FOTO: Cleiton Zimer)

Santa Maria do Herval – Os cristãos se reuniram na manhã dessa Sexta-Feira Santa para celebrar a Paixão de Cristo na localidade de Padre Eterno Baixo, no interior do município, assim como acontece em todo o mundo. Paixão é o termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos — físicos, espirituais e mentais — de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução. Este evento, a crucifixão de Jesus, é um evento central às crenças cristãs. Nesse dia, segundo o evangelho, Jesus Cristo morre crucificado. Ele foi interrogado, espancado e chicoteado. Guarda romanos colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça. Ele foi crucificado por volta de 12h, ao lado de dois ladrões. Às 15h, Cristo morreu e foi sepultado em um lugar próximo.

A Via-Sacra representa o caminho de Jesus até a crucificação e morte, com 14 estações da Via-Crucis.

SÁBADO SANTO

A pedra que fechava o túmulo de Jesus Cristo foi lacrada e soldados romanos guardavam a entrada do local, para evitar que o corpo dele fosse roubado.

A igreja realiza a vigília pascal, junto ao sepulcro de Cristo, meditando sua morte. À noite, uma celebração de bênção do fogo acende a fogueira e as velas do Círio Pascal, que representa Cristo Ressuscitado. Em seguida, a Páscoa é proclamada.

Também há tradição da ‘queima de Judas’.

DOMINGO DE PÁSCOA

Dia da ressurreição. O corpo e o espírito de Cristo foram reunificados. A pedra que cobria o túmulo foi removida e um anjo apareceu. Ao fim do dia, Jesus apareceu para todos os discípulos.

‘Páscoa’ significa a passagem da escravidão para a liberdade. É o dia mais santo para a Igreja.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.