Destaques

Focos do mosquito da dengue triplicam em Nova Petrópolis

04/03/2021 - 09h29min

Amostras sendo analisadas em laboratório (Créd.: Arquivo/PMNP)

Nova Petrópolis – O “Painel Aedes aegypti”, divulgado pela Vigilância Ambiental em Saúde, aponta um aumento expressivo no número de focos de criação do mosquito causador de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. No período de dezembro e janeiro foram localizados focos em 33 imóveis, 23 a mais que no período anterior (novembro/dezembro). Apesar do aumento, o município não tem casos suspeitos das doenças.

Entre dezembro e janeiro, a equipe, composta por sete profissionais, visitou 6.229 imóveis, onde foram localizados os 33 focos de criação do mosquito. No período anterior, a localização dos 10 focos foi o resultado de 6.558 visitas. Ou seja, agora, mais focos foram encontrados em menos locais visitados.

Durante as visitas foram coletadas 174 amostras de material, com análise em laboratório próprio do município. Das 973 larvas coletadas, 90 eram do Aedes aegypti. Entre as 107 pupas encontradas haviam 13 do Aedes. E dos 12 mosquitos adultos encontrados, todos eram da espécie causadora da dengue. Os 10 focos localizados no fim de 2020 estavam distribuídos em cinco bairros. Neste ano, já são sete bairros, pois, além de Centro, Logradouro, Piá, Pousada da Neve e Juriti, somaram-se à lista o Bavária e a Vila Germânia.

Sair da versão mobile