Conecte-se conosco

Destaques

Fortalecido pelos números da reeleição, Martin projeta nova gestão em Ivoti

17/11/2020 - 15h16min

Prefeito Martin foi reeleito com 74% dos votos: "sempre confiei na vitória" (Créd. Alex Günther)

Ivoti – Menos de 24 horas após desfilar em carreata pelas ruas do município, em comemoração pela vitória no pleito eleitoral, Martin Kalkmann (PP) estava a postos em seu gabinete na Prefeitura. O semblante era calmo, como se manteve em praticamente toda a campanha, que se encerrara no domingo anterior. Os 8.884 votos – ou 74,06% das urnas – trouxeram certezas mais absolutas da comunidade com relação a gestão do prefeito reeleito, cenário um um pouco diferente daquele visto em 19 de novembro de 2017.

Na oportunidade, o então secretário Martin teve o nome lançado em uma eleição suplementar, alcançando 51,4% do eleitorado, frente aos 27,6% e 20,9% de Marli Heinle Gehm (MDB) e Édio Vogel (PT) respectivamente. Na corrida eleitoral que se encerrou neste ano, o candidato arrebatou 2.559 votos a mais que na sua primeira tentativa. Confiante e fortalecido, e agora com quatro anos de mandato pela frente, Martin projetou o próximo mandato, calcado nos bons frutos alcançados em dois anos e 11 meses da atual gestão.

Entrevista com Martin Kalkmann (PP), prefeito reeleito de Ivoti

Diário: O que pensa para o seu secretariado a partir de 2021. O que levará em conta: perfil técnico, experiência politica na função ou indicação?

Martin: “É tudo muito recente. Temos uma equipe montada e muito boa. Em time que está ganhando, não se mexe. Mas sempre há possibilidade de trocas, e as mudanças são naturais no Executivo, inclusive por opção dos próprios servidores que ocupam os cargos neste momento. Eu e o Marcelo (vice) vamos sentar e tratar sobre esta questão nos próximos dias. O importante é montarmos uma equipe boa para continuarmos avançando”.

Diário: O que achou do pleito eleitoral? Algum momento temeu perder as eleições? Em qual momento teve certeza da vitória?

Martin: “Sempre estive muito confiante. Desde o início. Meu melhor cabo eleitoral era a minha gestão, em especial as obras realizadas. Fizemos uma campanha propositiva, com plano de governo construído com base naquilo que a comunidade queria. E isso nos deu muita força, esta participação dos ivotienses nesta construção. Trouxemos também inovações na campanha em razão da pandemia, como o pedal e a caravana. Mas a confiança sempre existiu em razão do bom governo e a comunidade está de parabéns por ter reconhecido isso”.

“Sempre confiei na vitória. Meu melhor cabo eleitoral era a minha gestão, em especial as obras realizadas”

Diário: Você externou que no primeiro ano pegou a Prefeitura com dívidas. No segundo, houve equilíbrio mas sem potencial de investimento. Já em 2020 fomos acometidos pela pandemia. Qual o cenário que se abre em 2021 na questão das finanças?

Martin: “Em 2020 vamos fechar as contas com dinheiro em caixa. Vamos seguir fazendo investimentos, mas o cenário de 2021 e 22 teremos que ter cuidado, em razão dos reflexos da pandemia. É de extrema importância fazermos uma “gordurinha” este ano, para termos um pouco mais de fluxo de caixa e seguir neste ritmo de investimentos, que a comunidade precisa. Talvez inicialmente não tenhamos grandes obras, mas seguiremos com as demandas contínuas”.

Mandato atual de Martin teve dois anos e 11 meses de gestão, em razão da eleição suplementar ocorrida em 2017

“Em 2020 vamos fechar as contas com dinheiro em caixa.
Mas o cenário de 2021 e 22 requer cuidados, em razão dos reflexos da pandemia”

Diário: O que pretende articular ainda em 2020, prevendo o seu trabalho no Executivo no próximo ano? Algum projeto alinhavado?

Martin: “Em conversas com a comunidade percebemos que precisamos melhorar a nossa comunicação. Então estipulamos em nosso plano de governo, e colocaremos em prática a partir do dia 15 de dezembro deste ano, uma plataforma que possibilite a marcação de consultas via aplicativo ou WhatsApp. Será uma central de marcação de consultas da Saúde, que fará esta ponte com todas as unidades de atendimento do município. Hoje, por exemplo, o morador tem que ligar para a unidade da Jacob Schneider para pedir a consulta. Digamos que naquele instante não haja possibilidade de atendimento. Com o novo sistema, ele poderá ser encaminhado para o Concórdia, onde talvez tenha um médico disponível. Então todas as marcações serão feitas através desta central: por telefone, aplicativo ou WhatsApp. E haverá um retorno desta central ao morador. E esta inovação queremos expandir para os outros departamentos da Prefeitura, para melhorarmos a nossa comunicação com a comunidade”.

Dário: “O que considera urgente nos primeiros meses de mandato? O que a população pode esperar do início da próxima gestão?

Martin: “O nosso compromisso mais urgente é com o cidadão. A campanha terminou, a eleição chegou ao fim e, passada esta euforia, seguirei sendo o prefeito de todos. Governando para todos. Quando você é o líder de toda uma comunidade, este é o principal fator que ela espera do mandatário. Esta igualdade”.

Diário: O Martin completa quatro anos de prefeitura ou podemos tê-lo como um candidato nas eleições de 2022?

Martin: “Serei prefeito de Ivoti de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024. Não tenho em mente e não aspiro, neste momento, concorrer a nada na esfera estadual e federal nas Eleições de 2022”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.