Destaques

Fotos, vídeo e mais: saiba tudo que aconteceu no debate à Prefeitura de Estância Velha

08/11/2020 - 15h29min

Atualizada em 08/11/2020 - 15h31min

 

Estância Velha – Um momento para trazer à tona as demandas do município, com a discussão de ideias, soluções e críticas, em meio a cinco representantes partidários que desejam dar novos rumos de governabilidade à Prefeitura pelos próximos quatro anos.

Este foi o cenário do encontro promovido pelo Grupo O Diário na última sexta-feira, 6, quando os candidatos Carlos Bonne (PDT), Diego Francisco (PSDB), Marly Arigony (MDB), Natália Weimer (PT) e Roberto Gomes (PSL) se encontraram na Câmara de Vereadores, para o último debate antes do pleito eleitoral do dia 15. O candidato Otávio Luft (DEM) havia sido convidado para o encontro, porém antes mesmo da reunião para definir as coordenadas do debate, já tinha manifestado seu desejo em não participar.

Em pouco mais de duas horas, os candidatos puderam expôr suas propostas, serem indagados pela comunidade e, ainda, confrontar adversários. Nas exposições de Bonne, Francisco, Marly, Natália e Roberto, o tom foi prepositivo e conciliador. A temperatura elevou-se apenas em um dos blocos, com o pedido de direito de resposta solicitado pelo candidato do PSDB acerca de uma manifestação de Bonne, que a comissão do debate julgou não ser procedente.

Como funcionou o debate

O debate foi dividido em cinco blocos, e após as apresentações feitas por parte dos postulantes, o primeiro quadro foi de temas sorteados. Em todas as rodadas os candidatos ficaram limitados a responder e perguntar apenas uma vez, possibilitando que todos participassem do encontro, e evitando ainda, que um ou mais postulantes se tornassem alvos constantes dos advsersários durante as sabatinas.

Na sequência os candidatos puderam realizar a discussão com temas livres. O terceiro bloco foi o mais democrático de todos, quando os presentes foram convidados a responder a perguntas feitas pela comumidade. Em seguida, novamente os temas livres marcaram o encontro no quarto bloco, fechando na sequência o último bloco, com as exposições finais.

A avaliação dos candidatos sobre o debate


“O debate é algo muito bom. Também sempre digo para a comunidade buscar informações na internet, saber o que está acontecendo, e que confira os nossos debates e entrevistas. Nosso trabalho, projeto e plano de governo está exposto nas redes sociais. Sei que não conseguimos visitar todas as casas. Venho fazendo isso há quase quatro anos e ainda não consegui. Mas é importante que o eleitor nos conheça, olhe o nosso currículo e trabalho anterior. Com certeza verão o que podemos fazer por eles”

Carlos Bonne (PDT)

 


Foi um debate muito bom. Queria ter respondido mais perguntas da comunidade, mas agradeço a oportunidade. O Diário tem esse poder de atingir tantas pessoas e de uma vez só. A gente sabe o trabalho que dá fazer uma campanha e é muito cansativo. Às vezes em 45 dias não se consegue atender todo mundo que gostaria. Então agradeço a oportunidade que o Diário nos dá, de utilizar esse poder que tem. É um canhão de audiência para poder divulgar as nossas propostas”

Natália Weimer (PT)

 

 

“Eu agradeço a oportunidade e avalio como boa e positiva. Conseguimos atingir um eleitor que no dia a dia não conseguimos, com a audiência que tem O Diário. Consegui trazer um pouco das nossas propostas, me apresentar ainda mais ao eleitor. Para aquele que ainda está indeciso e confirmar quem já está conosco. Infelizmente não conseguimos falar tudo em razão do tempo, mas entregaremos nas casas um resumo do nosso plano. Também estou à disposição em nossas redes sociais. A última semana será difícil, pois haverá muitos ataques e ‘fake news’”

Diego Francisco (PSDB) 

 

“O debate é de suma importância para o cidadão, para que conheça as propostas e ver qual é o candidato mais bem preparado. Sem esta avaliação talvez ele não consiga votar corretamente. E é bom saber votar. O último pleito – entre abstenções, brancos e nulos – foram mais de 10.000 votos. A atual prefeita se elegeu com pouco mais de sete mil. É preciso avaliar se a pessoa sabe fazer gestão. Que trabalhe com qualidade, competência e honestidade. O debate, e quem veio apresentar suas propostas, têm que ser respeitados. Candidato que não vem a debate, não abre a porta do gabinete depois”

Roberto Gomes – Peixe (PSL)

 

“O debate é fundamental para que possamos mostrar as nossas propostas. É importante podermos questionar nossos opositores, porque isso nos traz condições para que a sociedade seja cada vez mais bem trabalhada, eficiente e participativa. O que me traz a este pleito, é toda uma caminhada que foi construída ao longo do meu tempo aqui. Passei pela gestão pública por 30 anos consecutivos. Quero oferecer a nossa proposta e respeitar cada vez mais a comunidade. Trabalhando e servindo. Minha experiência, conhecimento e vontade me move a trabalhar por Estância Velha”

Marly Arigony (MDB)

 

Interação com a comunidade

Um dos blocos mais emblemáticos contou com a participação dos eleitores estanciences, que ao longo da semana encaminharam questionamentos aos candidatos. Os temas foram sorteados ao vivo e cada postulante pôde responder a uma pergunta da comunidade. Confira o posicionamentos dos candidatos:

  • O morador Lauri Schneider, da Encosta do Sol, questionou sobre quais propostas os candidatos tinham para prover melhorias no serviço da Corsan no município, pergunta que foi direcionada a Marly Arigony (MDB). “Temos vários problemas vindos da Corsan, uma companhia que atualmente não faz devidamente seu serviço e não mantém suas parcerias. Devido ao formato que temos hoje, há muitos buracos que atrapalham a circulação dos moradores e gera ineficiência no serviço. Vamos rever estas questões. E também temos a preocupação com a estiagem”, apontou.
  • Na sequência, o morador do Centro, Adauto Froelich, questionou quantas secretarias serão mantidas, criadas e extintas na próxima Administração. Se já havia nomes e quais as qualificações seriam consideradas. Diego Francisco (PSDB) respondeu: “Tanto para o PSDB quanto o PTB não há promessa de nenhum cargo de confiança, em nenhuma secretaria. Nós vamos reduzir o número de secretarias e manter as principais. Vamos reduzir de nove para oito. Tanto eu quanto o vice, podemos assumir uma secretaria para termos recursos, e dessa forma, aplicar em melhorias”.
  • Janaína da Silva, moradora do Lago Azul, questionou sobre o que o Poder Público pode oferecer de serviços para o descarte de lixo, como madeiras prensadas entre outros materiais, que a coleta e os papa-entulhos não levam. A questão foi encaminhada para Natália Weimer. “Já estive conversando com algumas pessoas sobre, e vamos buscar mecanismos que possam oferecer um lugar de descartes. Inclusive a parte de madeira, temos a intenção de providenciar uma máquina para fazer serragem deste material e reaproveitar. Queremos também ensinar as crianças sobre a separação correta do lixo”, frisou.
  • A extensionista da Emater, Mariane Lopes, questionou aos candidatos como pretendem incentivar a agricultura familiar e a promoção do setor primário. Carlos Bonne (PDT) respondeu. “Conversei com hortifrutigranjeiros e queremos estimular a compra das mercadorias dentro do município. Junto com a Emater, trazer mais ideias e projetos. Uma destas iniciativas são as podas, que são feitas todo ano, que sejam recicladas e sirvam de adubo para os agricultores. Valorizar o turismo e o ecoturismo, para que essa rota colonial também traga mais valor para a agricultura local”.
  • E por fim, Genova Tisian, que reside no Centro, indagou os candidatos se, caso seja eleito, irá cumprir os quatro anos de mandato, não usando a Prefeitura para pleitear vaga no Senado ou Assembleia Legislativa nas próximas eleições. Roberto Gomes (PSL) respondeu: “Eu tenho que ter compromisso. Assumir o papel com a minha comunidade e os quatro anos serão, sim, cumpridos. Vamos trabalhar para o povo e nós queremos chegar lá por ele. Eu penso muito na minha comunidade e não preciso de promoção. Sou o menos político aqui e o que precisamos são de pessoas capacitadas a frente do município”, finalizou.

Os vices e representantes de cada chapa também opinaram sobre o debate:

“O debate foi bastante produtivo. Os candidatos puderam mostrar os seus planos de governo, e é isso que a população espera. Quando a gente caminha na rua, é o que eles querem saber de cada candidato. É com essa maneira que estamos batendo de porta em porta. Nosso plano de governo foi elaborado em três anos e meio, e eu acredito, que seja o melhor para Estância velha”

Lotário Seewald (Saci) – vice na chapa de Carlos Bonne (PDT)

“Eu acho que o debate foi útil para o eleitor. Para que ele possa tirar suas dúvidas sobre o candidato mais preparado. E não tenho dúvidas que estamos muito bem preparados. Ao meu ver foi 100% produtivo este encontro e bastante esclarecedor para muita gente”.

Marlon Wingert – vice na chapa de Roberto Gomes (PSL)

“O debate foi de suma importância para os eleitores, que puderam ver a qualidade dos candidatos. A nossa candidata mais uma vez foi muito bem e pôde se fazer presente, para demonstrar as suas propostas sem precisar de fazer ataques. E nós queremos agradecer a todos nossos eleitores e ao jornal O Diário por essa oportunidade”

Vanessa Eltz – representante da chapa de Marly Arigony (MDB)

“Todo debate é construtivo. O mais importante de uma campanha democrática é discutir ideias, embora às vezes elas fiquem cerceadas pelo tempo. Mas o importante é que cada candidato possa expôr e aparecer diante da população. Temos uma semana para fazer campanha e iremos de porta em porta ao encontro do eleitor, trazendo informações e o que queremos fazer em nosso município”

Daniel Ribeiro – vice na chapa de Natália Weimer (PT)

“O debate foi muito produtivo e penso que o meu candidato, Diego Francisco, foi muito bem, trazendo propostas para a população. Ele deixou isso muito claro. Foi um debate muito bacana. Diego está bem preparado, porque temos propostas e ele conseguiu passar isso. As pessoas vão entender e com certeza no dia 15 irão voltar nele”

Airton Haag – vice na chapa de Diego Francisco (PSDB)

Os números do debate nas mídias sociais

Até a manhã de sábado, 7, o debate alcançou 2.000 visualizações no Youtube. No Instagram este número chegou a 2.198. Já no Facebook foram 10 mil visualizações, alcançando 19 mil internautas, gerando 5.300 comentários, 105 compartilhamentos e 400 reações. O pico de visualizações, momento em que mais pessoas permaneceram assistindo ao debate, chegou a 600 pessoas. O site do Diário recebeu um público de 400 pessoas durante a transmissão.

Confira a galeria de fotos do debate e os bastidores do encontro:

 

 

 

Sair da versão mobile