Destaques
Gatos envenenados em Ivoti
Ivoti – Vários já foram os relatos de envenenamento de cães e gatos no município. Recentemente foi noticiado pela reportagem do Diário, casos de cachorros que morreram envenenados. Desta vez, a denúncia é sobre o envenenamento de gatos ocorrido nos dias 1º e 25 de dezembro.
A dona dos animais realizou registro de Boletim de Ocorrência, mas a autópsia não chegou a ser realizada, porém ambos tiveram morte imediata. O caso foi direcionado para a Delegacia de Polícia de Ivoti, responsável pela investigação. Em outras oportunidades, o secretário de Meio Ambiente já destacou o procedimento a ser tomado em relação a denúncias e de que o primeiro passo é informar à Polícia Civil.
Esta gata foi vítima de envenenamento no Natal
Alerta
A rua Jacob Müller, no bairro 25 de Julho, vem sendo alvo de envenenamento de animais há algum tempo, conforme relato de moradores dos arredores. A preocupação é de que mais bichinhos de estimação sejam vítimas desta prática ilegal. Uma moradora das redondezas destacou que deve se tratar de um veneno muito forte, pois não chega a dar tempo de socorrer os gatos, eles perdem a vida sem chances de tratar.
“Talvez estas pessoas estejam colocando veneno para gambá, mas isso também é crime. A gente sabe que as vezes as pessoas querem proteger as galinhas ou pássaros, mas não justifica colocar veneno, pois acaba afetando outros animais da vizinhança. Os dois casos são crimes.”, destaca uma moradora. Fica o alerta tanto para os moradores que têm pets na localidade, quanto para as pessoas que estejam realizando esta prática.
Denúncias pelo site
Com o novo site da prefeitura, também foi implantado o serviço online para realizar denúncias formalmente. Este será o único caminho para que a população registre suas denúncias quanto a serviços ambientais, ficando assim cadastrado e proporcionando um maior controle dos registros, inclusive inibindo informações irreais como acontecia diariamente por contato telefônico, e quando eram checadas pelo setor responsável não existiam ou o fato tinha outra versão. O morador acessa o site da prefeitura (www.ivoti.rs.gov.br), clica na aba “serviços”, depois em “solicitações ambientais” e acessar “denúncia.”