Conecte-se conosco

Destaques

Golpe do aplicativo: bandidos clonam número de empresário de Nova Petrópolis e pedem dinheiro dos contatos

29/07/2020 - 16h28min

Atualizada em 29/07/2020 - 16h56min

Nova Petrópolis – O empresário Charles Simon, um dos donos da Móveis e Esquadrias Aliança, teve seu WhatsApp clonado nesta quarta-feira, 29. O golpe do aplicativo é usado por bandidos que se passam pela vítima e usam seu número para pedir aos contatos que depositem dinheiro em suas contas.

Simon contou que os bandidos chegaram a ele depois de clonar o número de um amigo, que ele havia tido uma conversa cerca de meia hora antes. O ‘amigo’ enviou um link dizendo que era do aplicativo do banco, perguntando se o dele estava funcionando. Quando clicou, sua tela travou e os criminosos mandaram um SMS pra destravar, pedindo um código. Ao enviar, o aplicativo foi clonado, bloqueado para ele, e os bandidos começaram a pedir dinheiro para seus contatos.

O empresário só percebeu o golpe quando pessoas começaram a ligar para ele, questionando sobre o dinheiro que ‘ele’ estava pedindo por mensagens. “Na hora não desconfiei porque tinha falado com meu amigo pouco antes. Acho que eles usam as conversas recentes pra você pensar que está continuando a conversa”, disse.

Ele ainda não conseguiu recuperar a conta, mas já contatou o WhatsApp por e-mail e fez um registro na delegacia on-line. Até o momento, nenhum dos seus amigos depositou dinheiro aos bandidos.

Em Picada Café, usuários também relataram ter sofrido o mesmo golpe, e que os bandidos seguem pedindo dinheiro aos contatos. Portanto, vale reforçar o alerta na região e, caso alguém receba alguma mensagem do tipo, recomenda-se ligar para a pessoa e se certificar se trata ou não de um golpe.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.