Destaques

Golpe do FGTS Emergencial faz 12 vítimas somente essa semana em Dois Irmãos

08/10/2020 - 17h05min

Criminosos pegaram o dinheiro dos trabalhadores - Imagem ilustrativa (Créd: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Até o final da manhã de quinta-feira, 8, a Delegacia de Polícia Civil havia registrado 12 ocorrências de trabalhadores que são vítimas de golpe e têm o dinheiro sacado do FGTS Emergencial, no valor de R$ 1.045.

De acordo com o registro de uma das ocorrências, a vítima foi sacar seu FGTS porém não conseguiu. Foi até a agência da Caixa e, lá, a informaram do pagamento de dois boletos, o que não foi feito pela vítima. Foi identificado que ambos os pagamentos foram realizados pelo PAGSEGURO e boleto, sendo que a vítima nunca usou o PAGSEGURO.

A vítima ressaltou que tentou fazer o seu cadastro no aplicativo do CAIXATEM, porém não conseguiu, e, na CAIXA, foi informada de que já existe um cadastro com seus dados, usando o e-mail e telefone falsos, os quais desconhece e não possui acesso.

As vítimas foram orientadas a comparecer na Caixa e fazer a contestação das transações eletrônicas. Ao menos um dos trabalhadores é do município de Santa Maria do Herval e registrou ocorrência em Dois Irmãos.

O golpe

Usando o CPF e o nome dos trabalhadores, golpistas se cadastram no aplicativo Caixa Tem, informando um e-mail falso, e pegam o dinheiro. Como o aplicativo não solicita confirmação da identidade do usuário, os golpistas não enfrentam dificuldades para “roubar” o acesso ao Caixa Tem.

A Caixa Econômica Federal não informa o número de pessoas que procuraram o banco para reclamar sobre a retirada indevida do dinheiro. E afirma que, nos casos em que há comprovação de saque fraudulento, o dinheiro é devolvido para o beneficiário. O banco, no entanto, não especificou o tempo que isso pode levar e nem se pretende fazer alguma mudança no aplicativo Caixa Tem para evitar esse tipo de fraude.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário