Destaques
Golpe dos nudes é comum na região; saiba como se proteger
Felipe Faleiro
Região – Diante de quase mais uma confirmação do “golpe dos nudes” em Ivoti, no qual um golpista tentou extorquir um morador, por meio do envio de conteúdo pornográfico por uma suposta menor de idade, o Diário entrou em contato com a Delegacia de Polícia de Gramado. O local negou a existência de qualquer funcionário ou inspetor com o nome Rodrigo de Melo, conforme o falsário se identificou. Já o comissário Renê, chefe do setor de Investigações da Polícia Civil de Ivoti, afirma que as pessoas, especialmente homens, devem ter bastante cuidado com o que lançam em aplicativos de celular.
“Se alguém ligar dizendo ser policial, bloqueie o número e em nenhum momento depositem qualquer valor, pois a Polícia Civil não age desta maneira. Se por acaso alguém cometa um crime do tipo pedofilia ou qualquer outro, a Polícia faz uso dos meios legais para chegar ao autor do ilícito. Não é através de extorsão ou este tipo de ação que a Polícia trabalha”, diz ele.
O golpe dos nudes é bastante comum, e frequentemente é objeto de discussões dos órgãos de segurança. Em Ivoti, em maio, a BM se reuniu com lideranças da comunidade para discutir os diversos golpes, entre eles este. O Diário também traz inúmeras reportagens sobre pessoas que caíram em falsas conversas, e perderam dinheiro, ao contrário da vítima desta vez.
Em março, somente em um período de uma semana, quatro homens de Santa Maria do Herval caíram no mesmo golpe. Em junho, um morador de Nova Petrópolis foi extorquido por dois meses. Em fevereiro, outro homem de Dois Irmãos perdeu R$ 2,5 mil. Portanto, é preciso ter atenção máxima e redobrada, para também não ser vitimado.
Golpista se fez passar por inspetor da Polícia Civil que nem existe