Destaques

Golpes/Estelionato: BM de Ivoti organizou reunião virtual de alerta

24/05/2021 - 10h57min

Atualizada em 24/05/2021 - 13h41min

BM realizou reunião virtual sobre alerta de golpes (Crédito: Reprodução Leila Ermel)

Através de reunião online BM fez esclarecimentos e orientações sobre golpes e dicas para evitar a ação dos estelionatários

 

Leila Ermel

 

Ivoti – Na noite da sexta-feira, 21, o novo comandante da BM local, Tenente Sandro Marcelo da Silveira Prado, e o Major Pedro Beron, do 32º BPM, organizaram e coordenaram a primeira reunião virtual com lideranças da comunidade para tratar sobre segurança pública. Nesta primeira edição, a adesão de representantes da comunidade foi mais tímida, contando com a participação ativa da presidente da Câmara de Vereadores, Marli Heinle Gehm, de Arlei Paulo Mallmann, bombeiro voluntário e representando Bairro Bom Jardim/Panorâmico, de Valdomiro Rodrigues, empresário e representando Cidade Nova, da moradora Delci, representando Nova Vila, e da reportagem do Grupo O Diário.

A inciativa de realizar um encontro com a possibilidade de orientar a população sobre os riscos crescentes de golpes de estelionato, que vem sendo aplicados, e tiveram sua incidência aumentada durante a pandemia, deve se repetir em outras oportunidades, abordando outros temas que possam contribuir para a manutenção da segurança no Município. O tenente Prado se colocou a disposição do município para auxiliar no que for necessário quando se tratar de segurança pública.

 

Principais tipos de golpe do momento:

O novo titular do Pelotão da BM de Ivoti deixou evidente a necessidade de atenção, cautela, calma e muita atenção ao receber e-mails, link, ligações ou contatos via WhatsApp. Os criminosos estão cada vez mais ousados e criativos com as formas de aplicar golpes, tendo principalmente idosos como seus principais alvos. Portanto, a participação e apoio da família no auxílio ao uso das tecnologias e mundo virtual são fundamentais. Existem outros golpes e variações que os criminosos usam, mas os maiores índices estão relacionados aos citados pela BM.

 

 

Foram destacados:

WhatsApp Clonado: os estelionatários enviam links ou solicitam o código do whats como forma de atualizarem ou confirmarem suas informações, e caso forneça o código estará permitindo a clonagem e o acesso dele ao seu aplicativo

Transferência bancária/Pix: através de acesso ao WhatsApp ou aos seus dados, eles se fazem passar por você e solicitam transferência bancárias, depósitos ou pagamento por Pix, lesando seus contatos.

– Bilhete Premiado: pessoas bem vestidas e comunicativas informam que tem um bilhete premiado, mas sua religião não permite que fiquem com todo dinheiro, então envolvem as pessoas dizendo que precisam de um valor de garantia para sacarem o prêmio, no momento que a pessoa libera o valor, eles somem e a ilusão de dinheiro fácil também.

Parente internado e golpista informa que Plano de Saúde não liberou: daí solicitam depósito como caução; o familiar deposita e perde.

Falso boleto: os criminosos usam de informações cadastrais ou utilizam dados em sites visitados pela vítima e com isso enviam boletos de produtos que foram pesquisados pela vítima, porém os valores são redirecionados aos golpistas e nenhum produto chega ao destino.

Falso sequestro de familiar: muita atenção neste tipo de contato, sempre se certifique da veracidade da conversa. Não caia nas perguntas deles, responda com outra pergunta, ligue para seu familiar para ter certeza de que ele está bem. O nervosismo é o maior aliado para os bandidos.

Falsos leilões: não participe de leilões, não faça depósitos ou créditos para sites que não tenha certeza que sejam seguros, apenas acesse leilões certificados e garantidos. A melhor fonte de informação sobre uma instituição é o Banco Central, se estiver credenciado tudo bem.

Falsos agente de saúde nas residências: infelizmente existem pessoas usando deste trabalho tão importante, para fazer vítimas de golpes ou de roubo. Nenhum agente de saúde ou de qualquer órgão público do município está fazendo ações na residência, portanto, não deixem entrar em sua casa. Se alguém aparecer se fazendo passar por agentes, chame a polícia.

Golpe dos nudes: muito em destaque no momento, portanto, não troque imagens íntimas com desconhecidos, pois depois que isso acontecer, a vítima passa a ser chantageada pelos golpistas, e com medo acaba pagando e se tornando cada vez mais alvo deles.

Motoboy: principalmente atinge idosos, alguém liga dizendo ser do banco que precisa recolher seu cartão porque será enviado um novo, e solicitam a senha e que a pessoa entregue o cartão. Banco nenhum realiza este tipo de ação.

 

*Imagem ilustrativa/Reprodução

 

Informação e atenção

Muitas informações, orientações, dicas e cuidados foram expostos no encontro. Os participantes deram sugestões da criação de uma cartilha de informações sobre os golpes, como são praticados e como evitar. Também foi sugerida a divulgação na imprensa e em rádios, para atingir o maior número de pessoas com estas dicas de precaução. Em breve, uma nova reunião virtual deve ser organizada, para abordar outras temáticas importantes na segurança pública em Ivoti, considerada pelos coordenadores do encontro, como um município ordeiro, calmo e ainda tranquilo, com índices amenos de ocorrências. A intenção é reunir líderes comunitários, para abordar e discutir assuntos relevantes e criar alternativas conjuntas de manutenção da segurança pública.

 

Dicas de como evitar:

A preocupação do comando da BM é de orientar às pessoas, e contribuir para que estejam preparadas caso sejam alvo da tentativa de golpes em evidência atualmente. O Major Beron destacou principalmente a atenção ao atender uma ligação ou responder a um contato de whatsApp de alguém informando algo ocorrido com algum familiar.

 

Atenção:

  • Sempre mantenha a calma ao atender uma ligação; pare, preste atenção aos detalhes, sons ao fundo, tudo o que pode chamar sua atenção;
  • Não responda diretamente as perguntas do golpísta, por exemplo: quando lhe perguntar seu nome, pergunte “com quem você gostaria de falar?”, quando pedirem de onde está falando, responda: “para onde você ligou?, para qual número você ligou?”. Esta postura irá fazer o criminoso desistir do golpe;
  • Quando alguém contatar dizendo que seu familiar está sequestrado, ou que é um contato seu precisando de dinheiro; certifique-se de que realmente seja a pessoa; desligue no ato e entre em contato com a pessoa para saber qual a real situação.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário