Destaques

Guarda Municipal começa usar drone para fazer patrulhamento em Estância Velha

26/05/2021 - 18h23min

Atualizada em 26/05/2021 - 22h58min

Estância Velha – Com objetivo de reforçar a segurança e garantir agilidade nas ocorrências, a Guarda Municipal (GM) começara usar drone para o reforço do patrulhamento nos bairros.

Nesta quarta-feira, 26, a GM fez uma demonstração operacional na rua João XXII, no bairro Rincão dos Ilhéus (esquina com o Sicredi). De acordo com o comandante da GM, Everton Morschel, o equipamento já era utilizado durantes as rondas e operações de balada segura. Mas, a partir de hoje, o drone sobrevoara em maior tempo e em horários de maior movimento. “Ele irá também para os bairros, junto com a ronda de rotina da GM”

Morschel, frisa ainda, que o drone é um equipamento inteligente. “Conforme surge uma ocorrência, já da sede da guarda, mandamos ele se descolar ao bairro. Onde, conseguimos pegar imagens do indivíduo ou até mesmo a placa do carro, até os agentes chegar no local”.

O Secretário de Administração e Segurança, José Dresch, frisa que essa tecnologia é um reforço a nossa segurança. “Ela irá dar maior segurança a comunidade que mora em bairros mais afastados, e ajudará a Guarda a coagir os tráficos de drogas e aglomerações, trabalhando na prevenção, de forma aérea”, finaliza.

Já o prefeito Diego Francisco, demostrou sua satisfação com a aquisição do drone e destacou que o futuro é a tecnologia. “Além dos projetos realizados pela guarda, como as mulheres protegidas, a aquisição do drone e o cercamento eletrônico, esse ano também foram realizados pela administração, a troca das lâmpadas dos postes por lâmpadas de led, contribuindo ainda mais para a segurança da comunidade”.

Quando foi adquirido

A Guarda Municipal adquiriu o equipamento em 2019, em uma parceria com o Fórum, por meio de verbas judiciais. E de acordo com o Comandante, o drone tem autonomia de alcance máximo de 150 metros de altura e 8km de distância.

Sair da versão mobile