Destaques
Há exatos 11 anos enxurrada histórica atingiu Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – O domingo do dia 20 de fevereiro de 2011 ficará para sempre marcado na memória dos hervalenses, também em Morro Reuter e Dois Irmãos. Hoje, dia 20, completa 11 anos dessa que é considerada a maior catástrofe de Santa Maria do Herval: a enxurrada. O volume de chuva chegou a 200mm em pouco mais de duas horas, afetando um total de 850 pessoas.
Ao longo daquela semana havia uma chuva persistente. No sábado, da mesma forma, a precipitação era intensa. No domingo a situação se repetiu, com chuva constante ao longo do dia; mas de tarde, por volta das 17h, enquanto muitos moradores estavam na festa da Comunidade Católica de Padre Eterno Ilges, a água começou a cair torrencialmente e, em questão de duas horas danificou 15 estradas, cinco pontes e matou cerca de 30 mil frangos.
Balneários que ficam ao longo do Rio Cadeia tiveram inúmeros prejuízos. Pessoas ficaram ilhadas em diversos pontos. Muitos não puderam retornar devido às quedas de barreiras e tiveram que se acomodar na casa de parentes e amigos até o dia seguinte. O retorno às aulas previsto para a segunda-feira teve que ser postergado.
As localidades mais atingidas foram Padre Eterno Baixo e Centro, mas somente houve danos materiais. Já na Reserva Ecológica da Família Lima, em Picada Verão, no Rio Feitoria, sete pessoas desapareceram, das quais somente cinco foram encontradas com vida, resultando em duas vítimas fatais.