Destaques
Herval perfura poço para tentar conseguir mais água em meio à estiagem
Santa Maria do Herval – Em mais uma tentativa de minimizar os impactos da estiagem que está atingindo todo o Estado, a Prefeitura de Herval está perfurando um novo poço na Vila Ferraria. De acordo com a prefeita Mara Stoffel, um geólogo fez um estudo do local e apontou que ali poderia haver água, mas não há garantias. “Esperamos achar o quanto antes; mas enquanto não tiver água vamos insistir até 300 metros”, disse ela. Na manhã de terça-feira, dia 28, já havia sido perfurados quase 80 metros.
600 famílias
O poço está sendo perfurado na localidade pois, de lá, são abastecidas mais de 600 pessoas das localidades de Boa Vista, Ferraria, Alto Morro dos Bugres e Canto Becker, totalizando consumo de 200 mil litros diários. Antes da estiagem, porém, o consumo era de 120 mil litros diários; muitos estão tendo que usar a água pois seus poços particulares secaram.
Ampliação
Na localidade também há outro poço no campo da Ferraria que já abastece essas comunidades, mas teve sua vazão comprometida nos últimos meses devido à estiagem. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Gilnei Capeletti, nele foi feita uma ampliação para aumentar a vazão, que passou de 5 mil litros para 12 mil litros por hora, além da instalação de um reservatório de 20 mil litros.
“O poço tinha 66 metros e foi perfurado até 253 metros. Está tendo uma vazão boa, bombeia duas horas seguidas aí caí um pouco, mas, em questão de 10 minutos retoma os 12 mil litros. O problema é que o consumo é muito grande, então precisa bombear quase 24 horas por dia”, disse Gilnei, pedindo uso consciente de água. No local, foram investidos cerca e R$ 40 mil.
Situação de emergência
A Prefeita Mara já havia decretado situação de emergência, que estaria terminando nesse dia 30. Porém, Mara já informou que será postergado pois a estiagem se agravou. “Todas as medidas estão sendo tomadas, mas é necessário que cada um faça a sua parte gastando somente o necessário”, pediu.
Ela informou também que com a ampliação do poço da Ferraria não está mais sendo necessário levar água da Vila Nova para a localidade. Em contrapartida, está aumentando gradualmente a demanda em atender as famílias cujos poços secaram.
Agricultores
Gilnei também informou que estão levando água incessantemente para os agricultores, abastecendo estufas, gado e, também aviários. Quanto aos frangos, destacou que estão dando suporte até sair os últimos lotes. “Se não tiver mais água, a orientação é não colocar outro lote, pois não temos mais como dar suporte; não tem mais onde pegar”, destacou.