Destaques
História de Pescador: estanciense monetiza canal de pesca no YouTube
Estância Velha – Jair Bento Pereira, de 52 anos, mais conhecido como ‘Gaúchinho Pescador’, possui um canal no YouTube com mais de 3 mil inscritos, onde mostra suas aventuras de pescaria pela região. No canal, intitulado com o apelido de Jair, ele mostra a comprovação em vídeo de que suas vivências vão além de apenas “histórias de pescador”.
O Gaúchinho Pescador conta que pesca desde os 6 anos de idade, e que herdou a paixão por essa atividade do pai, tios e avô, sendo estes que o introduziram nesse meio. Desde então, Jair nunca mais largou a pescaria. “Se fico um fim de semana sem ir, já sinto falta. Na maioria das vezes é só por pesca esportiva, solto os peixes depois de pegar, é mais pela experiência”, relatou.
Prefeita de Estância Velha recebe participantes do projeto Geração de Renda
Ele explica que teve a ideia de criar um canal pois sempre pescou, e sentia vontade de registrar os momentos incríveis e inusitados que vivia. Além disso, o pescador explica que também queria incentivar que outras pessoas conhecessem a prática. “Acho muito legal esse contato com a natureza e gosto de mostrar locais que as famílias podem ir para passear e aproveitar”, disse ele.
Então, há cerca de dois anos, a filha de Jair, Brenda, criou o canal no YouTube a pedido do pai. Ele conta que começou sem qualquer pretensão, e que comentou com alguns amigos de trabalho que havia começado a fazer vídeos para a internet. Os amigos gostaram do conteúdo e logo começaram a acompanhar as aventuras de pescaria.
Estância Velha: Ivete Grade assina termo de compromisso aos ganhadores da Lei Aldir Blanc
Segundo o aventureiro, esse é o real intuito dos vídeos que faz. Não crescer em números, mas que as pessoas gostem de acompanhá-lo.
Com o tempo, estes amigos começaram a recomendar para outras pessoas, e a própria plataforma, com o crescimento do canal, começou a recomendar o Gaúchinho Pescador para mais gente.
CONQUISTA
Jair é natural de Sobradinho, cidade na região Centro-Serra do estado. Ele conta que se mudou com a esposa Roseli para Estância Velha há mais de 30 anos, em busca de emprego.
No município, ele trabalhou como calçadista, e se emocionou ao contar “fiquei mais de 30 anos trabalhando em uma fábrica, e agora consegui finalmente uma oportunidade de fazer o que amo”.
Atualmente, Gaúchinho atua em uma empresa que terceiriza serviços como jardinagem, pintura e manutenções em geral. Mas, segundo ele, o sonho de poder viver de seus vídeos está cada vez mais próximo.
“Há cerca de um ano, consegui fazer o meu canal ser monetizado, ou seja, agora tenho como ganhar dinheiro com o YouTube. Se tudo der certo, até o final deste ano vou conseguir atingir a meta da quantia necessária para conseguir receber o meu 1º salário da plataforma”, explicou.
Além dos diversos comentários positivos que Jair acumula em seus vídeos, ele afirma que já foi reconhecido por um de seus ídolos da pescaria, o JP Fishing Brasil, que possui um canal com mais de 400 mil inscritos.
Para acompanhar as aventuras do Gaúchinho Pescador, basta acessar seu canal no YouTube, que segundo o pescador “sai vídeo novo toda quinta-feira às 19h”.