Destaques

Ivoti: homem com próteses ficou 20 horas isolado dentro de casa devido à falta de luz

04/01/2022 - 10h00min

Atualizada em 04/01/2022 - 12h26min

Ivoti – O morador Jorge Pilger, 67 anos, ex-jogador do Ivoti, ficou isolado por mais de 20 horas incomunicável e com fome dentro da própria casa, na rua Jacob Schneck, em pleno Centro do município, próximo à Prefeitura. Tudo isso porque levou várias horas para ser restabelecida a energia, que foi embora às 15h30 de domingo e voltou perto do meio-dia de segunda-feira.

“EU TIVE PREJUÍZO”

Jorge, que enfrenta diabetes há vários anos, e por causa disso teve que fazer amputações, conta que teve tem elevador dentro de casa, mas ficou isolado no andar superior devido à falta de energia elétrica. Ele perdeu cinco frascos de insulina, que conservava na geladeira, teve que colocar frutas e entre três e quatro quilos de carne fora.

INCOMUNICÁVEL

O morador ficou sem bateria no celular e não teve como se comunicar com os filhos, que estão na praia. Só depois que voltou a luz ele pode conectar o carregador na tomada para dar carga ao aparelho celular. “Eu liguei para todos e disse que era para ficarem tranquilos, que está tudo bem”, comentou, pois no domingo à noite tentavam ligar para ele e não tiveram como contatar.

SEM ALMOÇO

“Também não tive como encomendar o meu almoço, pois estava sem telefone, aí comi pão e ovo”, disse Jorge com bom humor, apesar da aflição que passou. “Isso é muito ruim, a gente paga uma fortuna de luz, tenta poupar energia, mas desse jeito não dá, tu ficar isolado dentro de casa”, comentou. Ele lamenta a falta de agilidade da companhia elétrica resolver o problema.

AVALIANDO

A empresária Magda Pohren, que trabalha há dois anos na fabricação de kombucha, recebeu pelo celular o aviso que a empresa ficou sem energia e teve que voltar urgente da praia para avaliar os prejuízos. “Mas primeiro tenho que dar um tempo, pois não posso abrir as câmaras frias de imediato, senão as embalagens estouram”, comentou ela.

PRÉDIO

Moradores de um prédio de onze andares, existente na esquina da Jacob Schneck com a rua Silveira Martins, tiveram que utilizar as escadas. Além disso, as portas e portões de acesso tiveram que funcionar manualmente, para permitir a saída e chegada dos moradores, segundo relatou o síndico.

PERDAS E CALOR

Uma lavagem de carros perdeu a manhã de serviço, tendo deixado de levar dez veículos pela falta de energia. Os funcionários não tinham como utilizar a boma de água para lavar os carros, nem compressor, aspirador ou mesmo o soprador para colocar insufilme.

“Perdemos uma manhã de serviço e por deixarmos de lavar esses dez carros, teve o caso de um cliente de Picada Cafe que entregamos o carro somente à tarde”, explicou um dos sócios da empresa, Alexandre Petry.
Funcionários de uma academia de ginástica comentaram que o problema maior foi relacionado ao calor, já que o ar-condicionado não funcionou.

SINDICATO

O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena, também não conseguiu ligar o seu sistema e quem precisou de atendimento na manhã de ontem teve que retornar à tarde. “Não tivemos atendimento para o nosso produtor rural associado”, explicou o presidente da entidade, Gabriel Bervian.

Sair da versão mobile