Destaques
Hortêncio: chuva traz perdas significativas na agricultura
São José do Hortêncio – Uma reversão total de cenário climático tem proporcionado um 2020 para esquecer, naquele que é o principal setor produtivo do município. Se entre novembro do ano passado até maio deste ano, a estiagem castigou severamente as produções, agora é o excesso de chuvas que traz prejuízos na agricultura.
Se estima que a área agrícola pertencente à várzea, onde as culturas são trabalhadas nas regiões ribeirinhas de rios e afluentes, mais da metade das produções foram perdidas com as cheias recentes. O secretário de Agricultura, Breno Käfer, destaca que na área da citricultura mais de 50% das plantações de bergamota, laranja montenegrina e valência foi perdida. “Na olericultura, então, a perda na várzea é total. No período da seca, já havíamos padecido com o aipim, quando 40% da produção foi severamente prejudicada”, apontou.
A busca pela solução
O Rio Cadeia, principal afluente do município, teve forte influência nas perdas ribeirinhas. Na sexta-feira, seu nível já estava em oito metros acima do normal, ficando a 40 centímetros da Ponte de Ferro. No último sábado, 11, o município também registrou queda de granizo. “Acreditamos que o Cadeia só irá voltar ao seu fluxo normal em uma semana”, destacou Breno.
Agora, o município junta forças para amenizar a situação para o produtor. O secretário afirma que deve se reunir com a Emater local nos próximos dias para buscar programas de recuperação no campo, uma forma de suporte aos agricultores para que não percam rentabilidade e tenham poder de investir em novas culturas. “Iremos fazer um mapeamento das propriedades e buscar o seguro da Proagro. Não é a salvação, mas já seria uma importante ajuda”, finalizou.