Destaques

Hospital Nova Petrópolis passa a contar com mamógrafo

19/10/2021 - 16h28min

Equipamento já está instalado e pronto para o uso (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A partir deste mês de outubro, as mulheres terão acesso a exames de mamografia no Hospital Nova Petrópolis (HNP). O equipamento avaliado em cerca de R$ 200 mil veio de doação do SESC Porto Alegre, através do Dr. Filipe Casarin, que também atua em hospitais de Porto Alegre. “Eles estavam passando por uma reformulação e perguntaram se eu sabia de algum hospital que estava precisando. Prontamente eu falei do Hospital Nova Petrópolis”, conta Casarin.

Dr. Filipe Casarin foi o responsável por conseguir o equipamento (Créd.: Dário Gonçalves)

O equipamento é essencial para exames de prevenção ao câncer de mama. Até pouco tempo, não existia nenhum no município e todas as mamografias precisavam serem feitas em outras cidades, como Caxias do Sul. Agora, já existe uma clínica particular em Nova Petrópolis que também oferece o serviço.

A Radiologia do HNP foi concluída no final de 2021 através de recursos contemplados pela votação da Consulta Popular no valor de R$ 150.000,00. Com esse recurso foi possível realizar a reforma da área que pertencia ao antigo Bloco Cirúrgico. As novas instalações contam com estacionamento pela Rua Pastor Hunsche (fundos do HNP), rampa de acesso e recepção exclusiva. Já estão instalados e em funcionamento os equipamentos de Raio-X, Ultrassonografia e Mamografia. Este mesmo ambiente conta com sala para equipamento de Densitometria Óssea, a ser adquirido, assim como, está em fase de conclusão do ambiente para a tomografia computadorizada.

Ambiente foi decorado para oferecer mais conforto (Créd.: Dário Gonçalves)

Tomógrafo

O Hospital Nova Petrópolis também está em busca de um tomógrafo, que será o primeiro do município. Para isso, a diretoria está negociando uma parceria com as prefeituras de Nova Petrópolis, Picada Café e Linha Nova. “No auge do Covid-19, chegamos a ter mais de 100 tomografias feitas fora, e isso significa viagens, custos e a ida de pacientes se expondo em outros hospitais. Com um tomógrafo aqui, conseguimos fazer tudo com mais segurança e menos custos”, afirma o diretor Mateus Zucolotto.

Sair da versão mobile