Destaques

Idosos acamados serão os próximos a serem vacinados em Nova Petrópolis

05/02/2021 - 14h30min

Secretário de Saúde Martim Wismann e a secretária-adjunta Crislei Gerevini (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – O processo de vacinação contra a Covid-19 será lento, mas chegará a todos. É o que afirmam o vice-prefeito e secretário de Saúde Martim Wissmann, e a secretária-adjunta Crislei Gerevini. Os dois estiveram no Diário quinta-feira, 4, e comentaram como está sendo a logística de imunização e os próximos passos a serem dados. Depois de profissionais da saúde da linha de frente de combate à pandemia e idosos em casas de repouso, agora será a vez de pessoas acima de 60 anos que estão acamadas.

Os secretários explicam que o município também precisa tomar decisões sobre quem se enquadra ou não nos grupos prioritários, já que ainda não há produção suficiente para todos. “Existe esse conflito de decidir quem é da linha de frente. Uma profissional da limpeza do hospital e UBSs, por exemplo, está sempre limpando resquícios do vírus, então precisa ser vacinada também”, comentam.

O município recebeu até o momento 1190 doses, 1040 da Coronavac (Sinovac/Butantan) e 150 da Covischield (Oxford/Astrazeneca). Deste total, 695 pessoas foram vacinadas, 467 profissionais de saúde e 158 idosos em casas de repouso (dados até o dia 5). Isto não significa que há vacinas sobrando. Acontece que o Estado já enviou as outras 500 vacinas que servirão para a segunda dose do primeiro grupo. Esta segunda aplicação está sendo planejada para iniciar no próximo dia 17 de fevereiro, pois devem ser aplicadas entre o 14º e 28º dia após a primeira. Já para a segunda dose da Covischield, o tempo de espera para a segunda dose é de três meses.

(Créd.: Francis Limberger/PMNP)

As doses mais recentes chegaram no dia 1º de fevereiro, quando mais 40 vacinas da Coronavac foram recebidas. Essas doses estão sendo destinadas aos profissionais de saúde ainda não contemplados nas etapas anteriores e idosos institucionalizados que, por alguma restrição, não receberam ainda a vacina. “Tinha profissional fora da cidade, de férias, algumas pessoas estavam com o vírus e precisamos esperar alguns dias para que se cure e possam ser vacinadas”, disse Wismann. Ainda não há previsão de quando um novo lote será recebido.

Vacinação a domicílio

Os idosos acamados que farão parte da próxima etapa serão vacinados em casa. Essa etapa acontecerá conforme os registros já utilizados pelos agentes comunitários de saúde. Desta forma, cada idoso acamado que receberá a vacina, será contatado pela equipe do posto de saúde do seu bairro. Assim, a secretaria da Saúde garante que Nova Petrópolis possui 100% de cobertura na Estratégia de Saúde da Família, o que garante o registro de todos.

A definição de qual grupo receberá as vacinas é feita pelo Ministério da Saúde, e não pelos municípios. Por isso, Wissmann e Gerevini pedem paciência para a população até chegar a sua vez de ser imunizado, fato que não há data prevista. “Enquanto isso, é importante continuar com os cuidados de higiene das mãos, distanciamento social e uso de máscara”, recomendam.

Panorama Covid-19

A Prefeitura passará a divulgar um boletim semanal, sempre as sextas-feiras, sobre os números da vacinação no município. Essa atualização começou no dia 5. O boletim “Panorama Covid-19” segue sendo divulgado de segunda a sexta-feira, com os principais números da pandemia.

Sair da versão mobile