Destaques
Incêndio atingiu duas salas em indústria química da BR-116
por Daiani Aguiar (daiani@odiario.net)
Foram necessários cerca de 25 mil litros de água para combate às chamas
Novo Hamburgo – Uma intensa movimentação aconteceu por volta das 10h15 de terça-feira, 16, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento de uma ocorrência. Do outro lado da linha estavam os funcionários de uma empresa de produtos químicos, localizada na BR-116, no bairro Roselândia, divisa com Estância Velha, relatando um incêndio.
A cortina de fumaça era bastante intensa, podendo ser vista por diversos pontos da cidade. Ao todo, quatro caminhões tanque se deslocaram para atendimento, sendo dois de Novo Hamburgo, um de Estância Velha e um de Ivoti. Quase 25 mil litros de água foram usados na operação, que durou cerca de uma hora.
As chamas não se alastraram devido às medidas urgentes da própria indústria e ninguém se feriu. “Não demos chance ao fogo para que se alastrasse. Usamos todos os nossos aparatos, mantendo o fogo controlado na peça”, enfatizou o colaborador Cainã dos Santos Pereira.
O que aconteceu
Conforme explicou o sargento dos bombeiros, Ronaldo Perussolo, a empresa estava lidando com um produto altamente inflamável, denominado ONU 1263, de risco 3. “Acredita-se que houve uma mistura do líquido, gerando um gás que se espalhou, indo ao encontro do fogo, no outro lado. Quando encontrou, deu a explosão”, explicou Perussolo.
O incêndio atingiu e destruiu duas salas, que ficam na parte de trás do terreno. No momento da explosão ninguém estava no local, sendo verificado pelas câmeras de segurança da empresa. “Rapidamente identificamos e acionamos as guarnições, que também chegaram de pressa”, contou Cainã.
Segundo ele, a possibilidade é de que o material continha resquícios de água ou “outra substância”, ocasionando a reação química e a explosão da máquina, um destilador de solvente. Os alvarás, bem como as manutenções do equipamento estavam regulares, além de todos os colaboradores estarem usando os EPI’s, adequadamente.