Destaques
Índios de volta a Dois Irmãos
Indígenas produzem enfeites decorativos e filtros do sonho
Por Carla Fogaça
Dois Irmãos- Algo que é comum em diversas cidades é a chegada de índios na época de fim de ano. Eles deixam suas tribos para ‘acamparem’ por um tempo, onde produzem o que sabem fazer: artesanato. Em Dois Irmãos, uma família de indígenas chegou no começo da semana e trabalha o dia todo na confecção de filtros dos sonhos e decorações de Natal.
Dona Eunice Alfaiater, 57 anos, veio com as filhas Tânia, Janete, Jocemara e três netos para a cidade em busca de uma renda extra para o fim do ano. Moradoras da cidade de Caseiros-RS (próximo a Lagoa Vermelha, optaram por Dois Irmãos porque, segundo Eunice, é uma terra boa, segura e vende bem. “Já é a segunda vez que viemos para cá e gostamos daqui”, explica.
Indígena, Dona Eunice tem 12 filhos
No ano passado, a família de Eunice não viajou por causa da pandemia, mas agora a ideia é ficar no município por 30 dias e retornar para a casa, onde passarão o fim de ano com os demais familiares. “Ao todo, tenho 12 filhos, casados e com suas famílias”, conta.
Ainda segundo Eunice, os artesanatos decorativos de Natal e os filtros dos sonhos chamam a atenção da população e também dos turistas que chegam na cidade. Por isso, se instalaram com a lona e barraca no principal acesso à cidade, na Av. Irineu Becker.
Condições
Duas barracas para dormir a noite e uma lona estendida, que usam para fazer as refeições e trabalharem. Um fogareiro, alguns copos, colchões e poucas roupas; são quase tudo que dona Eunice e as filhas têm para passar os dias. “Passamos dificuldades pela falta de coisas básicas, as noites frias são as piores, pois não temos muitas cobertas”, diz.
Localização
As índias estão localizada na av. Irineu Becker, ao lado da Praça Algemiro Fleck. No local, elas vendem filtros dos sonhos de variados tamanhos e cores, além dos anjos feito de vime, que ajudam a compor a decoração de Natal.