Destaques
Interior de Nova Petrópolis está ficando sem água
Nova Petrópolis decretou situação de emergência por causa da estiagem na sexta-feira, dia 24. É o segundo decreto do tipo em menos de 100 dias (o primeiro foi em 11 de fevereiro, vigente até 21/02). Dois meses depois, a diferença é que a estiagem se agravou e o município ainda se encontra em situação de calamidade pública por causa do coronavírus.
Na terça-feira, 28, o decreto foi republicado, desta vez anexados os documentos oficiais que justificaram a decisão. Assim como em fevereiro, há um ofício da Corsan. Datado do dia 22 de abril, o documento informa que a autarquia não está conseguindo atender a todos os moradores do interior que querem adquirir água.
Também há um ofício da Emater, tratando de perda de produtividade em diversas culturas, falta de água para o trato animal e irrigação e a não realização do plantio das culturas de inverno (leia o box). O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Conselho Municipal de Política Agrícola também se posicionam em defesa do decreto.
Lote de frangos pode ser cancelado
Em Feliz Lembrança, a casa de Deise e Marcelo Immig têm água potável garantida pela rede comunitária do Pinhal Alto. Mas o casal está preocupado com a situação dos 40 mil frangos em processo de engorda. Para que as aves sobrevivam, são necessários em torno de 10 mil litros de água por dia. Como a fonte que vinha sendo usada praticamente secou, há 14 dias a propriedade vem recebendo água de um caminhão-pipa da Prefeitura. São transportados 8 mil litros de água a cada dois ou três dias.
“É menos do que a gente precisa, mas se cuidar um pouco, dá para se virar. O problema é que as aves vão crescendo e só vão para o abate daqui 15 dias. Até lá, vão consumir cada vez mais água”, explica Marcelo.
Se a estiagem seguir, o casal estuda a possibilidade de não alojar o próximo lote de criação. “Teríamos o prejuízo de deixar os nossos aviários vazios durante algumas semanas”, afirma Deise.
LEIA A REPORTAGEM COMPLETA SOBRE OS EFEITOS DA ESTIAGEM NO INTERIOR DE NOVA PETRÓPOLIS NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DIÁRIO DESTA QUINTA-FEIRA, 30 DE ABRIL.