Destaques

Ivoti: 360 clientes ficaram sem energia elétrica

15/09/2021 - 16h05min

Atualizada em 15/09/2021 - 16h29min

Remi Pillo Netto, morador mais afetado pelo acidente (Crédito: Daiani Aguiar)

por Daiani Aguiar

Caos no bairro Jardim Bühler causou apagão por cerca de 10 horas

IvotiA vizinhança do bairro Jardim Bühler se deparou com uma situação caótica: mais de 10 horas sem luz. O transtorno aconteceu após um caminhão de carroceria bastante alta atingir os fios da rede elétrica, derrubando dois postes na esquina das ruas Caxias do Sul e Sapiranga. Apesar da confusão, ninguém se feriu.

Moradores enfrentaram a situação das 15h30 até, aproximadamente, 1 hora de quarta-feira, quando a luz foi restabelecida pelas equipes de manutenção elétrica. Conforme empresa terceirizada, foram 360 clientes afetados. Segundo testemunhas, o motorista do caminhão também reside no bairro e utiliza o veículo para trabalhar.

No local, os cabos de internet, telefone e energia são baixos, fato que provocou o acidente. Caídos sobre o asfalto, por todo o lado, havia fios de baixa e alta tensão. A Corporação de Bombeiros e a Brigada Militar (BM) prestaram atendimento, isolando a área, a fim de evitar que moradores se expusessem a condições de risco. Mas segundo a equipe técnica, a situação não era grave, pois toda a rede estava desativada.

Danificados, os postes de madeira de 12 metros de altura, despencaram no chão, mas sem atingir nenhuma residência ou veículos. Eles foram substituídos por outros de concreto. Precisou de duas equipes para realizar os consertos, sendo necessário retorno ao local para conclusão dos reparos nas calçadas e limpeza da área.

Vítima do caos
Remi Pillo Netto, de 72 anos, e sua esposa Salete Pillo Netto, de 72, foram os mais afetados pelo acidente. Com o impacto dos postes sendo arrancados do solo, o poste padrão conectado à residência do casal também foi destruído, uma vez que foi puxado e arrastado.

Com este dano, a distribuição de rede está interrompida e só será restaurada quando houver nova adesão. “Agora precisamos providenciar a compra de um novo, para ter luz de novo. Está tudo parado, estamos tomando banho gelado e nada funciona sem luz. Mas estou confiante que tudo vai dar certo”, contou Remi.

Ainda não se sabe quem arcará com os prejuízos materiais, avaliados em R$ 3 mil em relação a compra de um novo poste padrão para a propriedade de Remi. Até o fechamento desta reportagem, o casal permanecia sem energia elétrica e a Companhia RGE não prestou nota.

Sem internet também
Enquanto a reportagem estava no local, havia um técnico de uma provedora de internet consertando cabos que foram danificados. Segundo ele, clientes até na avenida Capivara foram atingidos com falta de internet. Os prejuízos para esta operadora foram estimados em R$ 1,2 mil.

O trecho ficou tomado por fios em vários pontos das ruas Caxias do Sul e Sapiranga.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário