Destaques

Ivoti agora tem “Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue”

08/07/2021 - 11h20min

A vereadora Marli Gehm, com Adriana e Eldon, pais do Léo (Créditos: Divulgação)

Projeto criado por Marli Gehm e aprovado pelos vereadores cria “Dia do Léo”

 

Por Leila Ermel

 

Ivoti – Agora o município tem o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue. Aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 5, o projeto de lei foi criado pela vereadora Marli Gehm. A data será comemorada anualmente em 2 de setembro, e passa a ser denominada como Dia do Léo, além de designar a realização da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue.

A proposta aprovada tem o objetivo de dar efetividade a legislação federal já existente, além de acompanhar a campanha lançada pelo Ministério da Saúde em 14 de junho passado, intitulada Doe sangue regularmente. Desta forma, para conscientizar a comunidade do significado deste gesto de doar sangue para salvar vidas, juntamente com a vontade de homenagear um jovem muito especial para a comunidade, que deixou um exemplo de amor e de respeito à vida.

 

 

Homenagem

Com a ideia de utilizar exemplos de cidadãos locais para sensibilizar a comunidade a se engajar nesta importante campanha de doação de sangue, a autora do projeto escolheu homenagear Leonardo Schallenberger, o Léo, um jovem que deixou um legado de amor e solidariedade ao próximo, mesmo depois de sua passagem. E ao se despedir da família pediu que continuasse promovendo as campanhas.

“O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias eletivas de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como anemia falciforme e a talassemia, além de doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente. O mundo precisa de mais solidariedade. E poucos atos são mais generosos do que doar sangue para salvar a vida de quem precisa”, justifica a presidente da Câmara.

“O Léo era um moço trabalhador. Trabalhava de dia e estudava à noite, mantinha um grande círculo de amizades. Ele pediu aos seus pais que doassem seus órgãos quando partisse, e que sempre ajudassem a conseguir doadores de sangue para ajudar as pessoas que precisassem. E eles seguem com este propósito, com esta missão”, finaliza.

 

 

Emocionados

Adriana e Eldon Schallenberger, pais do Léo, acompanharam a reunião e a votação do projeto que homenageou seu filho. Emocionados com tamanho reconhecimento, o casal manifestou sua gratidão tanto pela homenagem quanto pelas pessoas que seguem voluntárias nas campanhas de doação de sangue, que continuam organizando regularmente.

“Não tenho nem palavras para expressar minha alegria, minha emoção pela aprovação do Dia do Léo, como uma data específica que marca do Dia do Doador Voluntário de Sangue. A missão que o nosso filho nos deixou, está cumprida e segue. Somos gratos por isso”, afirma Adriana.

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário