Destaques
Ivoti celebra dez anos de uma parceria virtuosa que une Brasil e Alemanha
Ivoti – Há pouco mais de 10 anos, uma importante parceria que gerou laços foi firmada, com a irmandade oficializada entre Ivoti e Rottenbuch, município alemão com cerca de 1,8 mil habitantes. A data oficial é 14 de outubro de 2010, e traz frutos positivos para as duas localidades, separadas por 10.707 quilômetros de distância, até os dias atuais.
O ponto de início desta irmandade surgiu ainda em outubro de 2007, segundo o presidente da Rota Romântica, Claudio Weber. “Temos firmado uma parceria com a Rota Romântica alemã desde aquela época. A semente foi lançada no momento em que estabelecemos esta parceria de convênio entre as duas rotas”, comenta Weber.
Num primeiro momento, representantes da Rota Romântica da região visitaram a chamada Romantische Straße, fundada na década de 1950 e que tem cerca de 460 quilômetros de extensão, cortando o sul da Alemanha. “Depois, uma delegação deles veio para cá e visitou todos os municípios”, diz Weber.
Intercâmbio
Entre os que estiveram na cidade alemã, está o vice-prefeito eleito de Ivoti para o mandato entre 2021 e 2024, Marcelo Fröhlich. Na ocasião, ele era o secretário de Educação da gestão Maria de Lourdes Bauermann. “A gente viu uma oportunidade de, na época, realizar um importante intercâmbio cultural e educacional”, comenta Marcelo.
O pensamento foi obter abertura para que alguma cidade pudesse acolher ivotienses em ações de intercâmbio, como no aprendizado do idioma alemão, e vice-versa. “Rottenbuch proporcionou isto para nós”, afirma Fröhlich. Com a parceria firmada, houve ações neste sentido, a exemplo a troca de cartas entre os estudantes, como foi feito em meados da década passada.
“A gente viu uma oportunidade de, na época, realizar um importante intercâmbio cultural e educacional”
Surpresa na assinatura do documento
A ex-prefeita Maria conta que a ideia era gerar intercâmbio, e também buscar recursos. “Existiam cidades coirmãs, e queria isto também para Ivoti”, conta ela. Maria acompanhou a comitiva germânica que esteve em Ivoti e, na ocasião, comunicou aos alemães da intenção de criar um laço de irmandade. A surpresa veio quando os representantes gaúchos visitaram a Alemanha.
“Não sabíamos que assinaríamos o documento oficializando as cidades coirmãs”, afirma Maria. A assinatura foi feita na sede da Prefeitura de Rottenbuch, com a participação do prefeito da cidade, Andreas Keller. Em novembro de 2012, a Administração de Ivoti inaugurou, ao lado do pórtico de entrada do município, na Av. Bom Jardim, um monumento que homenageia a parceria.
Também na época, alunos do município foram selecionados, a partir de sua fluência e provas de habilidades em alemão, para participar de um intercâmbio na Alemanha, a fim de reforçar o aprendizado. “Uma de minhas tristezas é que hoje tem sido dada pouca importância para esta parceria”, afirma a ex-prefeita de Ivoti.
Turnês da Camerata Ivoti mantêm tradição entre os países
Entre outras ações culturais firmadas e existentes até os dias atuais entre as duas cidades, está a participação da Camerata Ivoti, uma das orquestras da Associação Pró-Cultura e Arte (Ascarte) do Instituto Ivoti, em turnês pela Europa. No início do ano passado, os alunos instrumentistas ficaram 32 dias no continente europeu, fazendo mais de 20 concertos, entre eles, em Rottenbuch.
“Acho extremamente importante esta relação entre as duas cidades, e para nós, da Camerata, é muito bacana poder fazer este intercâmbio, uma vez que a Alemanha tem uma tradição muito grande entre práticas de conjuntos de orquestras”, afirma Monia Kothe, coordenadora da Ascarte e da Licenciatura em Música no Instituto Ivoti.
Porém, engana-se quem pensa que apenas os músicos ivotienses foram à Alemanha mostrar seu talento na música. O contrário também já aconteceu: no final de 2017, uma orquestra de metais da cidade alemã também esteve em Ivoti, e realizou uma apresentação no pórtico, onde hoje fica o monumento.
O futuro projetado para a parceria
Claudio Weber, que esteve na comitiva que foi à Alemanha, comenta que a parceria tem grande potencial. “Com isto, podemos manter esta ponte viva entre nós e a região da Alemanha onde fica Rottenbuch. Dentro desta possibilidade, podemos construir novas parcerias, talvez no futuro, quando conseguirmos voltar com tudo”, diz o presidente da Rota Romântica.