Destaques

Ivoti: em sessão dupla, vereadores debatem sobre a criação da Creche do Idoso

09/10/2020 - 11h41min

Atualizada em 09/10/2020 - 11h42min

Vereadores realizaram duas sessões ordinárias em razão de feriado na próxima semana

Ivoti – Em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, que ocorre na próxima segunda-feira (12), a Câmara adiantou um encontro e realizou uma sessão dupla nesta semana. Entre os assuntos debatidos pelos vereadores, foi proposta a criação da Creche do Idoso. Os vereadores Márcio Guth e Jânio Droval encaminharam para o Executivo um projeto de indicação com esta finalidade.

Na proposta os vereadores sugerem a instalação de um espaço voltado para o bem-estar e cuidados para a Terceira Idade, com acompanhamento profissional, proporcionando acesso à cultura, saúde, alimentação e entretenimento. De acordo com Guth, seria uma proposta que atenderia ao anseio de muitos moradores, em especial dos filhos que não têm onde deixar seus parentes mais idosos, enquanto trabalham.

“Geraria um custo este projeto, porém, o estatuto do idoso prevê verbas para iniciativas com esta finalidade. Poderíamos abrir edital para quem quisesse também investir em um espaço como este. Certamente há interessados”. Guth defendeu a ideia, considerando que uma mensalidade poderia ser cobrada dos interessados, com uma contrapartida da Prefeitura, como forma de manutenção do projeto.

Carros abandonados

Outro tema debatido, que já foi recorrente na Câmara, voltou à pauta. O vereador Edemar Schumann (Chicão) levantou o assunto sobre carros abandonados nas vias do município, citando como exemplo o Loteamento Dilly e o bairro Jardim Panorâmico. Chicão apontou que os veículos podem oferecer riscos a motoristas e pedestres.

“O proprietário tem que ser notificado. Inclusive, em uma das ruas onde o meio fio foi pintado, tiveram que dar a volta em um carro abandonado, sem realizar a pintura correta do trecho”, avaliou. Márcio Guth comentou que se o automóvel está com o IPVA em dia, não há como recolher.

“Em Porto Alegre existe lei que em 15 dias, se o carro não é removido, a Prefeitura notifica. Se o dono não se pronuncia, o veículo é recolhido”. Já o vereador Pires recordou que o assunto já foi debatido na Câmara. “Para o Executivo não vale a pena recolher, porque gera um custo e resolve o problema do proprietário, que não deu a devida baixa do veículo. Imagina o gasto que seria para recolher todos”.

Projetos aprovados

Os vereadores aprovaram três projetos na oportunidade, entre as pautas, o incentivo financeiro para a empresa Adikern Transportes e Turismo com 12 parcelas de R$ 1.506,00. A demanda faz parte do programa de recuperação econômica do município frente a pandemia, auxiliando empresas a se recuperarem do impacto econômico causado pela doença.

Também foi aprovada adequação na lei referente a atividades de microempresas, empresa de pequeno porte e micro empreendedor individual, visando desburocratizar o funcionamento de atividades na economia local como forma de incentivo. Por fim, a Câmara aprovou a denominação de uma nova rua: trata-se da Rua das Flores, localizada na zona rural da Feitoria Nova.

Pedidos de providência e indicações:

  • Os vereadores Jânio Droval – o Russo – e Márcio Guth encaminharam pedido de providência a Prefeitura, solicitando um serviço que se tornou referência no município de Presidente Lucena: a instalação de um contêiner para descarte de materiais, como móveis velhos e eletrodomésticos estragados.
  • Guth e Droval também encaminharam pedido de providência a Prefeitura, solicitando que as verbas que sejam encaminhadas para o município destinadas a pavimentação, se tornem exclusivas para aplicação em trechos que ainda não possuam o devido calçamento. No entendimento dos vereadores, alguns recursos foram aplicados em locais onde já havia a pavimentação.
  • O vereador Edemar Schumann – o Chicão – solicitou melhorias na estrada que liga Picada Feijão ao Morro do Pedro, entre Ivoti e Presidente Lucena, em razão de deformações criadas no trecho que vêm dificultando o escoamento rural de produtores que residem nas localidades.
  • A vereadora Rafaella Fagundes encaminhou ofício à secretaria da Saúde questionando sobre as dificuldades que moradoras vem enfrentando na marcação de consultas em ginecologia. De acordo com ela, há pacientes que estão há 15 dias sem conseguir fazer marcação de consulta, quando normalmente era marcada de uma semana para a outra.
  • A troca de lâmpadas também foi amplamente debatida. Os vereadores Márcio Guth e Rafaella Fagundes solicitaram a troca nas ruas Encantado e Henrique Müller. Já Cleiton Birk, o Pires, cobrou uma melhor qualidade das lâmpadas no ato da compra, citando exemplos de diversas trocas em um único local, medida que envolve custos. Satoshi Suzuki concluiu o assunto propondo que nas próximas licitações sejam estabelecidos alguns acordos, como multa ou troca de lâmpadas junto a fornecedores, caso ocorra acúmulo de materiais danificados ou apresentem deficiência na durabilidade.
  • A vereadora Marli Heinle Gehm sugeriu a Prefeitura que, quando ocorrer a obra de revitalização da escadaria que leva ao Belvedere, fazer a instalação de uma placa alusiva ao nome do trecho – baseado em lei municipal – que é Prefeito Flávio Klein. Solicitou, ainda, que a pintura do local seja baseada na flor símbolo de Ivoti: a petúnia.
Sair da versão mobile